A alcachofra é considerada como uma planta medicinal, que possui muitas propriedades benéficas ao organismo, além de ser muito deliciosa.
Ela também é chamada de alcachofra-hortense, sendo bastante conhecida por suas propriedades na perda de peso, visto que atua diminuindo o colesterol, diminuindo os níveis sanguíneos de açúcar, acabando com a anemia e agindo contra os gases.
Seu nome científico é Cynara scolymus e ela pode ser facilmente encontrada em supermercados, como forma de alimento in natura, ou em farmácias de manipulação, lojas de produtos naturais e feiras, como forma de chá, pó ou cápsulas.
O fato é que, quem só conhece a alcachofra na culinária, possivelmente nem imagina que ela tem propriedades medicinais excelentes para o organismo humano.
Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre a alcachofra, para que serve, como usar e como ela pode ajudar a melhorar sua saúde.
Origem da alcachofra
A alcachofra é uma planta originária da região do mediterrâneo. Ela tem um papel fundamental na culinária deste local.
Nos dias de hoje, no entanto, ela já pode ser encontrada em diversas regiões do mundo, tendo se popularizado por seu sabor único.
No entanto, ela ainda é bem pouco cultivada nas Américas, tendo seu cultivo predominantemente na Europa.
A parte da alcachofra que é comestível são os gomos que se desenvolvem dentro dos botões da flor, antes de ela florescer completamente.
O tempo é algo essencial, tanto para o cultivo quanto para a colheita da alcachofra, visto que ela precisa ser colhida logo antes de florescer completamente. Caso contrário, ela não pode mais ser consumida.
O “coração da alcachofra” é a base dos botões, considerada pelo mundo todo como uma iguaria, visto que é uma das partes mais saborosas dessa planta. Ela é também, normalmente, a parte mais cara dela.
Para que serve a alcachofra, quais são seus benefícios?
A alcachofra é uma planta que possui uma grande variedade de propriedades, que podem beneficiar o organismo e tratar problemas de saúde.
Ela possui ação antirreumática, digestiva, depurativa sanguínea, laxante, anti-esclerótica, diurética, antitóxica, antitérmica e hipotensora.
É justamente por tudo isso que ela pode ser muito benéfica para tratar anemia, diabetes, aterosclerose, febre, doenças cardíacas, fraqueza, problemas hepáticos, gota, pneumonia, hemofilia, reumatismo, tosse, ureia, sífilis, tosse, urticária, hemorroidas, problemas urinários e urticária.
Como usar a alcachofra?
A alcachofra é um alimento muito versátil que pode ter uma grande variedade de usos. Dessa forma, ela pode ser utilizada in natura mesmo, no preparo de pratos muito saborosos, incluindo refogados, saladas e assados.
Se você está se perguntando “como fazer alcachofra“, saiba que ela também pode ser utilizada fresca no preparo de chás ou encontrada em forma de cápsulas em lojas de produtos naturais, que devem ser consumidas sempre antes das principais refeições e com uma boa quantidade de água.
Alcachofra possui contraindicações ou Pode Causar Algum Malefício?
A alcachofra é uma planta muito bem aceita e não costuma causar problemas ou reações adversas. No entanto, ela não deve ser consumida por pessoas que apresentam problema de obstrução do ducto biliar.
Além disso, a alcachofra também não é indicada para mulheres que estejam grávidas ou amamentando.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a alcachofra, para que serve, como usar e os benefícios que ela pode oferecer para o nosso organismo.