Pular para o conteúdo

Babosa é Bom Para Quê? Saiba Para Que Serve o Gel e Seus Benefícios

Babosa é a denominação popular para uma planta medicinal também conhecida como Aloe Vera. Ela recebeu este nome devido a sua característica viscosa que lembra a baba.

Muita gente nem imagina, mas existem duzentas espécies catalogadas de Aloe Vera, que é uma planta natural do norte da África e muito reconhecida pelos seus benefícios fitoterápicos e estéticos.

babosa planta

Planta Babosa ( Foto: Freepik )

A utilização desta planta vem de longa data em vários locais do mundo. Inicialmente, seus benefícios eram divulgados através da tradição e sua eficácia comprovado pelos resultados do seu uso.

No entanto, atualmente, suas propriedades e aplicações benéficas são comprovadas por pesquisas cientificas, que torna seu uso verdadeiramente eficiente.

A babosa é amplamente utilizada em produtos de beleza pois apresenta ação como antioxidante, que combate os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento, proporcionando assim uma excelente função regeneradora.

Sua apresentação é em forma de gel, no caso de uso externo, ou de liquido ou sumo.

A babosa é uma planta facilmente encontrada e seu cultivo hoje em dia se faz em grande escala com a finalidade de manipulação para fins medicinais.

Benefícios da Babosa

São muitas as propriedades da babosa pois ela é rica em nutrientes, vitaminas, minerais, enzimas e mais de cento e cinquenta princípios ativos.

Por sua ação antibacteriana, anti-inflamatória, antioxidante, anti-histamínica, a babosa é muito eficaz contra vírus, fungos e algumas espécies de bactérias.

Nas folhas são encontradas a fonte dos metabolitos ativos e todos possuem propriedades terapêuticas.

Conheça mais dos seus incríveis benefícios:

  • Tratamento de inflamações;
  • Combate a prisão de ventre;
  • Atua contra a insônia;
  • Previne a gripe;
  • Ajuda na cicatrização de feridas cutâneas e queimaduras;
  • Age contra a artrite;
  • Acaba com pé de atleta;
  • Age contra dores de cabeça;
  • Previne a anemia;
  • Combate dores musculares;
  • Melhora problemas digestivos.

Sem dúvidas a babosa oferece uma grande quantidade de benefícios, podendo ser usada para muitas finalidades. No entanto, é sempre importante conhecer a melhor forma de usá-la em cada situação.

Efeitos colaterais

A ANVISA alerta que, quando utilizada diretamente, a planta pode causar alguns efeitos colaterais como: alergias, irritações e edemas nos casos de uso tópico.

Nos casos de ingestão, a babosa possui substâncias, chamadas antraquinona e antraceno, que são mutagênicas, ou seja causam mutações, que podem causar problemas a longo prazo de maneira assintomática, podendo resultar em um quadro clinico de doença.

Por esta razão a ANVISA ainda não libera a industrialização e o comercio de alimentos ou sucos que contenham a babosa.

De acordo com os técnicos da instituição, ainda não é comprovado que a ingestão da babosa é segura.

Por outro lado, a industrialização e comercio do gel para uso tópico (externo) está liberado.

Contraindicações

Ao utilizar qualquer produto, mesmo que seja natural, você deve respeitar as indicações, doses e observar as reações do organismo. Isso quer dizer que mesmo sendo um produto natural não deve ser usado de maneira indiscriminada.

O suco com babosa, por exemplo, não pode ser consumido por gestantes ou lactantes pois neste caso vai alterar o gosto do leite materno.

Já o uso do gel não apresentou nenhum efeito colateral e pode ser usado por todos, inclusive crianças.

Para que serve gel de babosa?

O gel de babosa pode ter uma série de aplicações, com diferentes finalidades. Vamos conhecer os usos mais comuns para esse produto:

  • Antirrugas

A aplicação do gel na pele do rosto e pescoço age como um maravilhoso creme rejuvenescedor. Segundo a história, o gel de babosa era o segredo da juventude de Cleópatra no antigo Egito.

Esse gel pode ser usado não só para o rejuvenescimento, mas também como um hidrante natural para o corpo todo principalmente quando a pele fica muito seca nos braços, mãos, pernas, rosto e etc.

  • Queimadura solar

Pelo seu efeito hidratante, após uma exposição exagerada ao sol,o uso da babosa na pele oferece alívio refrescante.

Ele pode ser usado também para outras formas de queimadura, como por exemplo com óleo ou água quente.

  • Cicatrização

Esse é um dos benefícios mais conhecidos da babosa. Seu gel possui poderoso poder cicatrizante, além de evitar futuras cicatrizes.

  • Picada de inseto

Nestes casos, o uso do gel proporciona alívio imediato da coceira que mordida dos insetos acaba provocando, principalmente os pernilongos.

  • Dores musculares

Por sua propriedade anti-inflamatória, o gel de babosa alivia as dores musculares quando aplicado no local da dor, juntamente com massagem, para que seja melhor absorvido.

  • Acnes e espinhas

Outro uso anti-inflamatório do gel. O Uso da babosa no rosto quando aplicado em acnes e espinhas age como anti-inflamatório e cicatrizante.

  • Cabelos

O uso da babosa no cabelo oferece resultados surpreendentes que vão desde a eliminação da caspa até o fortalecimento dos fios, deixando o cabelo com aquela aparência saudável e brilhante.

  • Dores de cabeça

Alivia dores de cabeça quando aplicada em forma de massagem com movimentos circulares na nuca e nas têmporas.