A planta Canela de Velho é um arbusto nativo do Brasil que pode atingir até três metros de altura, muito comum em toda a região nordeste do país graças a sua melhor adaptação em solo pobre e seco, e altas temperaturas.
Seu nome científico é Miconia Albicans, conhecida popularmente também como quaresmeira da flor branca, suas folhas compridas e encorpadas são ricas em substâncias analgésicas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidante, anti mutagênica, hepatoprotetora, antitumoral e tônica digestiva.
Para que Serve?
Essa planta é uma poderosa aliada no combate de doenças como artrite reumatoide, artrose, fibromialgia, inflamação e dores nas articulações, bursite, tendinite, reumatismo, problemas na coluna, diminuição de radicais livres, limpeza do sangue e mais.
Além dos tratamentos mencionados, o chá de Canela de Velho também é indicado para problemas como dores e mal-estares como o inchaço, causados por inflamações. Essas funcionalidades são permitidas pela presença de princípios ativos como os flavonóides e alguns compostos triterpênicos, como o ácido ursólico e o ácido oleanólico.
Estudos feitos com esta planta, mostram que ela também é muito funcional no tratamento de problemas como o mal de chagas, uma vez que, suas substâncias afetam diretamente o causador da doença, Tripanossoma cruzis.
Além de poder ser usada em forma de chá a planta medicinal Canela de Velho também pode externamente em forma de banho, sendo aplicada diretamente nas áreas mais afetadas por lesões ou outros problemas.
Quais são os principais benefícios da Canela de Velho?
Além do tratamento de diversas doenças, existem alguns benefícios sobre o consumo desta planta que precisam ser destacados
Extrema eficiência contra dores causadas pela artrose e a osteoartrite
A artrose é um problema causado pelo desgaste da cartilagem presente nas articulações como joelhos, cotovelos, etc. Quando essa cartilagem, que tem como função proteger o encontro de dois ossos é desgastada, os ossos entram em atrito, causando uma dor imensa. A Canela de Velho é uma planta muito eficiente no tratamento dessa doença por sua capacidade de regenerar a cartilagem perdida, reduzindo esse atrito e prevenindo as fortes dores.
Controle da diabete
O chá de Canela de Velho é muito eficiente no controle dos níveis de açúcar no sangue, mantendo os índices de diabetes estáveis e protegendo o organismo de outras doenças derivadas dessa como as renais e cardíacas.
Ajuda no processo digestivo
A Canela de Velho também é rica em nutrientes que auxiliam o bom funcionamento estomacal, tratando condições como má-digestão, azias, refluxos e dores estomacais. Além disso, suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias também ajudam a melhorar todo o processo digestivo.
Eficiente na luta contra os radicais livres
A planta Canela de Velho pode agir como um desintoxicante natural, ajudando o corpo a eliminar tais substâncias. Melhorando consequentemente a função dos órgãos, a produção hormonal e mais.
Existem efeitos colaterais no consumo do chá de Canela de Velho?
Apesar de algumas substâncias dessa planta serem estimulantes naturais, o consumo do seu chá não representa perigo, no entanto, é preciso que se respeite o limite de consumo diário que consiste em uma colher de sopa da erva seca em um litro de água. Ultrapassar essa quantidade diária pode resultar em problemas estomacais e lesões no fígado.
Vale ressaltar que os efeitos positivos dessa planta são sensíveis apenas após um período de consumo que pode variar de 30 a 90 dias. Outra coisa que precisa ficar clara é que o consumo do chá de Canela de Velho não substitui a necessidade de visitar um médico e realizar outros tratamentos.