Pular para o conteúdo

Chá de Erva Doce é Bom Para Que? Saiba Como Fazer

Além de saboroso, o chá de erva doce é um grande auxiliar da digestão e da limpeza do aparelho digestivo.

Sabe quando você termina uma refeição e fica com aquela sensação de desconforto, de barriga inchada e com gases? É o momento de preparar um chá de erva doce e acabar com todas essas sensações, inclusive por isto ele é excelente para os bebês, como vamos explicar mais a frente…

chá de erva doce

A erva doce é uma planta medicinal reconhecida por todos seus benefícios desde a antiguidade.

Essa planta também é chamada, dependendo da região, de anis (não confundir com anis estrelado) ou funcho. É utilizada como chá para alívio de vários sintomas, aromatização de bebidas, em perfumarias e também na culinária.

É uma planta originaria do Mediterrâneo e seu cultivo deve ser feito em região subtropical e de clima temperado.

O chá de erva doce é facilmente encontrado em feiras e mercados, podendo ser encontrado também em capsular ou óleo em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

É bom para quê?

O chá de erva doce tem muitos benefícios, dentre as propriedades benéficas, as principais que podemos citar são: relaxantes, diuréticas, anti-inflamatórias estimulantes, antioxidantes, vermífugas, antiespasmódicas, antifúngicas, antiviral e antirreumáticas.

Ela é também usada como expectorante, pois possui ação antibacteriana para bactérias Gram negativas e Gram positivas.

É composta de nutrientes muito importantes como: zinco, fibras, cobre, vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, cálcio e ferro.

Efeitos colaterais

Embora não seja comum, efeitos colaterais no uso do chá de erva doce podem ocorrer. Mesmo sendo uma planta medicinal, seu uso deve ser moderado porque o excesso pode causar algumas reações indesejadas, tais como vômitos, náuseas, coceiras, erupções de pele e alergias.

No entanto, se for usado dentro do recomendado, dificilmente será percebido algum tipo de reação.

Contraindicações

O uso do chá de erva doce é contraindicado para portadores de ulcera duodenal, diverticulite, e pacientes que fazem reposição de ferro.

O uso do óleo é contraindicado para mulheres com diagnóstico de câncer de ovário, mamas e endométrio.

Mulheres gestantes e no período de lactação também devem evitar o uso, ou faze-lo sob orientação médica.

O uso da cápsula deve seguir conforme prescrição do seu médico ou fito terapeuta.

Como Fazer Chá de Erva Doce

O preparo do chá de erva doce é bastante simples e para isso, você só precisa de 1 litro de água e 3 colheres de sopa da erva doce.

Então, ferva a água, coloque a erva doce, desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe descansar por 5 minutos. Coe e sirva. Adoce a gosto.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre a erva doce, como funciona, e como fazer o chá.