O chá verde é extraído da planta cujo nome científico é Camellia sinensis. É essa mesma planta que dá origem ao chá branco e ao chá preto.
No seu preparo, as folhas da planta são submetidas ao vapor e depois são secas, o que faz com que tenham propriedades únicas. Esse processo também ajuda a evitar que os ingredientes se oxidem e mantém a preservação dos seus nutrientes.
Entre os derivados dessa planta, o chá verde é considerado o mais popular no nosso país, graças às suas propriedades emagrecedoras. Por isso é que ele ficou muito famoso nas dietas.
Benefícios Que Explicam Porque o Chá Verde Emagrece
Primeiramente, o que podemos afirmar é que o chá verde é rico em um tipo de flavonoide denominado catequina, que são os compostos fitoquímicos responsáveis pela maioria das suas propriedades benéficas e medicinais.
Dito isso, vamos conhecer os muitos benefícios que o chá verde pode oferecer para quem o consome:
Quebra de gordura
Alguns estudos ainda em fase inicial sugerem que o chá verde contribui para a estimulação das enzimas que atuam no metabolismo das gorduras.
Com isso, as gorduras passam a ser utilizadas pelo organismo de uma forma positiva, não ficando acumuladas no tecido adiposo.
Mais do que isso, as pessoas que consomem esse chá com frequência possuem um organismo com melhor composição adiposa, o que diminui as chances de surgimento de doenças relacionadas ao sobrepeso, este é um dos motivos porque o Chá Verde Emagrece.
Aumenta a saciedade
Pesquisas afirmam que as catequinas no organismo atuam interagindo diretamente com o hormônio responsável pela nossa sensação de saciedade, a leptina.
Isso quer dizer que o consumo do chá pode evitar que a pessoa consuma mais alimentos do que o necessário em um dia.
Aceleração do metabolismo
O chá verde é considerado um poderoso termogênico. No entanto, segundo uma pesquisa publicada em 2011 ele ainda vai além, inibindo a ação de uma enzima. Então, juntamente com a cafeína ele potencializa a ação da termogênese e também da oxidação da gordura.
Com isso, o metabolismo funciona de forma mais acelerada e queimando mais energia, além de evitar que a gordura seja armazenada.
Poderoso antioxidante
As catequinas presentes na composição do chá verde atuam contra os radicais livres presentes no organismo. Com isso, esse chá pode agir na prevenção e tratamento de doenças como o câncer, diabetes e problemas cardiovasculares.
Alguns especialistas defendem que o poder dos antioxidantes do chá verde são até mais fortes que os da vitamina C ou da vitamina E.
Atua contra o colesterol
Uma porção do colesterol presente no organismo é produzida pelo próprio organismo, embora todo o restante seja adquirido através da alimentação.
As catequinas ajudam a diminuir a absorção desse nutriente por parte do nosso organismo, diminuindo o nível sistêmico do mesmo.
Além disso, alguns estudos mostram que o consumo do chá verde ainda contribui para a diminuição do colesterol LDL, também conhecido como o colesterol ruim.
Bom para o humor
Como se não bastasse, existe ainda uma substância exclusiva presente no chá verde e ela se chama L-teanina. Quando ela é liberada no organismo, atua aumentando a produção de dopamina e de serotonina no cérebro, que são os hormônios do bem-estar e do relaxamento.
Mais do que isso, seus flavonoides ainda atuam modulando a noradrenalina, que é um hormônio ligado à ansiedade.
Vale lembrar que a quantidade consumida de chá verde não deve passar de 4 xícaras por dia, o que equivale a 600ml. Uma quantidade maior que essa pode causar efeitos colaterais desagradáveis.