A alcachofra é uma planta muito utilizada desde a antiguidade. Sua concentração de gorduras saturadas é baixa e ela é rica em fibras, minerais e vitaminas.
A flor da alcachofra, que é a parte consumida na culinária, possui vitamina C, tiamina, niacina, riboflavina, ácido fólico, vitamina A, vitamina E, vitamina K, vitamina B6 e vitamina B12.
Por isso é que essa planta é considerada como um super alimento, visto que possui altas doses de cálcio, zinco, ferro, potássio, sódio, fósforo e manganês.
Alcachofra Receitas
Apesar de todos estas propriedades boas e benefícios que pode fornecer, muitas pessoas não sabem como fazer uso da alcachofra ou como comer ela.
Para te ajudar, nós do Nota de Rodapé, selecionamos duas formas que você pode usar para consumir esta planta e inserir ela no seu dia a dia, confira:
Chá de alcachofra
O chá dessa poderosa planta é muito utilizado para fins de emagrecimento, sendo bastante indicado para essa finalidade, visto que acelera o processo de perda de peso. Isso porque atua desintoxicando o organismo e ainda é diurético.
Por isso, ele pode limpar o organismo das toxinas que atrapalham o seu bom funcionamento, ajudar a eliminar a gordura e ainda acaba com a retenção de líquidos.
Para preparar essa bebida, basta colocar de 2 a 4 g de folhas de alcachofra para cada xícara de água fervente. Coloque as folhas na água e deixe em infusão por cerca de 5 minutos.
Depois, basta coar o preparo e está pronto para tomar.
Alcachofra gratinada
Uma outra maneira de aproveitar todos os benefícios que a alcachofra pode oferecer, é consumi-la como alimento mesmo, veja:
Separe duas flores de alcachofra, duas colheres de sopa de queijo ralado e uma caixinha de creme de leite.
Para preparar esse prato, é só colocar a alcachofra fatiada em um refratário e depois temperar com pimenta e sal à gosto. Depois, adicione o creme de leite e finalize cobrindo com o queijo ralado.
Leve tudo ao forno a uma temperatura de 220°C. Retire do forno quando já estiver dourado por cima e já estará pronta para o consumo.