Seja em dia de sol ou chuva os repelentes caseiros podem nos ajudar a evitar os insetos que estão sempre tentando dar um jeito para invadir nossas casas. Quando a temperatura sobe, parece ainda pior.
Estas pestinhas podem até parecer inofensivas, mas alguns são agentes responsáveis por doenças graves como a chikungunya, zika e dengue
.
Se antes já nos preocupávamos em nos defendermos dos insetos, agora é extremamente importante mantermos os cuidados básicos para nossa proteção, bem como das crianças.
O mercado oferece várias opções de repelentes e atualmente as indústrias estão mais comprometidas em diminuir os componentes que são altamente tóxicos. Mesmo assim o uso destes inseticidas ainda é considerado prejudicial para a saúde do homem e do meio ambiente.
Como Funcionam os Repelentes?
Os repelentes que são feitos para passar no corpo, possuem uma substância química chamada DEET, que tem como função impedir a aproximação dos insetos.
O uso continuo desta substância pode causar irritação e alergia . A ANVISA mesmo determina que esta substância química não exceda a 30% do total da solução.
Outro aspecto negativo dos repelentes químicos é que os insetos acabam adquirindo resistência, tornando o produto ineficaz e criando a necessidade de usar componentes cada vez mais fortes.
Vantagens do Repelente Natural
Diante das informações sobre o uso de repelentes que utilizam substâncias químicas, fazer seu repelente utilizando produtos e plantas medicinais é uma forma de proteger sua família e o meio ambiente.
A própria natureza oferece uma enorme variedade de substâncias que são muito eficientes contra vários insetos, tais como barata, mosquitos, moscas, formigas e etc.
Existem várias receitas de repelente caseiro que podem ser usados por idosos, gestantes e crianças, com produtos comuns que você encontra na sua casa.
Tipos de Repelentes Caseiros
Com a ameaça do mosquito Aedes Aegypit, os esforços contra os insetos têm que ser redobrado.
Os repelentes naturais caseiros podem ser feitos para vários usos como: produtos de limpeza, ambiente de um modo geral (spray), para o corpo, aparelhos elétricos e plantas.
Dito isso, vamos conhecer um pouco de cada um desses repelentes caseiros:
Repelente Caseiro Para Limpeza em Geral
Faça uma mistura de 3 colheres de chá de essência de crisântemo com 1 copo de álcool de cereais. Essa mistura pode ser acrescentada a um balde com água para passar no piso. Esta mesma mistura pode ser usada em spray e borrifada em algum local que esteja infestado.
Outro repelente que todos tem em casa é o vinagre. Devido ao seu aroma ácido ele repele os insetos, além de eliminar fungos, bactérias e germes. Coloque dois copos de vinagre em um balde com água e aplique na casa com um pano umedecido na mistura.
Repelente Caseiro Para o Corpo
Numa garrafa bem limpa faça uma mistura 500 ml de álcool e 2 colheres de cravo da índia. Deixe em fusão por mais ou menos 10 dias.
Neste período, agite algumas vezes a garrafa para que a mistura fique bem concentrada.
Após os dez dias, coe a mistura e acrescente 100 ml de óleo de amêndoa doce. Coloque no borrifador e está pronto para uso. Aplique nas partes expostas do corpo.
Repelente Caseiro Para Aparelhos Elétricos
Sabe aqueles aparelhos elétricos que você compra e vem acompanhado de uma pastilha? Você pode substituir a pastilhas por casca de limão ou laranja, por exemplo.
Para isso, corte a casca do tamanho daquela pastilha que vem no aparelho e insira no local do refil. Ao colocar na tomada e aquecer a casca vai liberar o ácido cítrico que repele os insetos.
Repelente Caseiro em Forma de Planta
Se você tem espaço no seu pátio, algumas plantas possuem poder natural de repelente de insetos e você poderá cultiva-las na sua casa. São Elas: Citronela, Hortelã (muito eficaz contra as formigas), Manjericão, Crisântemo (eficaz contra percevejos, pulgas e baratas).
Repelente Caseiro Para Crianças.
Com as crianças, e principalmente os bebês, todo cuidado é pouco. Um ótimo repelente caseiro para bebês a partir de 2 meses e crianças é uma embalagem do hidratante Proderm (150 ml) misturar com 1 colher (chá) de óleo de alfazema ou lavanda.
Aplicar nas áreas que ficarão expostas para evitar a aproximação dos insetos. Os insetos são repelidos pelo aroma do complexo B.
Repelente Caseiro Para Moscas.
As moscas são um problema, pois sempre surgem quando lidamos com a preparação de comida, principalmente carnes e peixes. Você vai se surpreender com os resultados de uma solução bem simples.
Corte um limão ou uma laranja ao meio e espete cravos da índia na parte interna da fruta. Coloque no ambiente que elas estão. Se o ambiente for grande ou elas forem muitas, use no mínimo duas frutas, que cortadas ao meio serão 4 repelentes.
O cravo da índia possui um repelente natural contra os insetos que se potencializa quando em contato com a fruta cítrica.