Pular para o conteúdo

Como Funciona O Clareamento Dental Caseiro ou no Dentista?

Nesse artigo iremos falar sobre Clareamento Dental. Ter um sorriso branco e brilhante é algo muito importante para a aparência. Isso porque a nossa imagem funciona como um cartão de visitas.

como funciona o clareamento dental caseiro

Clareamento Dental a Laser ( Foto: Freepik )

Assim como arrumamos o cabelo, escolhemos uma roupa que nos cai bem, fazemos as unhas, usamos maquiagem e etc., também temos que cuidar dos dentes, afinal, eles ajudam a compor nossa imagem.

No entanto, é comum que com o passar do tempo os dentes vão ficando amarelados. Nesses casos, somente a escovação normal não basta e é preciso recorrer ao clareamento dental.

Como Funciona O Clareamento Dental?

Primeiramente, é preciso ressaltar que existem muitas opções de clareamento dental atualmente. Algumas, são realizadas no consultório odontológico mesmo enquanto outras podem ser feitas em casa com ingredientes caseiros.

O fato é que não importa qual seja o método escolhido, é sempre importante consultar um dentista para que ele possa avaliar cada caso individualmente.

Fazer uma limpeza antes do clareamento dental também é importante, para garantir que o clareamento ocorra de maneira uniforme, não deixando manchas nos dentes.

Dito isso, vamos conhecer logo a seguir alguns métodos de clareamento dental, desde os caseiros até o que são realizados em consultório.

Tipos de Clareamento Dental

Você pode clarear os dentes de 3 formas, confira:

1 – Clareamento dental caseiro

Se você preferir clarear os dentes em casa, saiba que existem diversas opções que usam ingredientes comuns como clareador dental.

  • Casca de laranja: uma das opções é esfregar uma casca de laranja ou de limão nos dentes por dois minutos. Isso por que elas contêm ácidos que ajudam a remover as impurezas dos dentes. No entanto, não deve ser usado mais do que 2 vezes na semana para não causar danos.
  • Morango e sal: para esse clareador, basta misturar 3 morangos grandes amassados com uma colher de sal. Depois, seque os dentes e aplique a mistura, escovando-os. Deixe isso agir por 5 minutos, enxague bem e escove com creme dental convencional em seguida.
  • Cúrcuma: também conhecida como açafrão brasileiro, esse ingrediente ajuda a clarear os dentes. Embora sua cor seja bem amarela, basta um pouco do pó na escova de dentes no momento da escovação. Outra opção é misturar a cúrcuma com óleo de coco para ficar mais agradável.

Além disso, existem receitas com babosa, casca de banana, sálvia, óleo de coco, vinagre e muitas outras que podem ser usadas como um clareador dental caseiro.

2 – Clareamento a Laser

O clareamento dental a laser é um tipo de procedimento que só pode ser realizado por um dentista em consultório. Para isso, o dentista irá usar o laser com luz pulsada diretamente sobre os dentes para clareá-los.

O melhor de tudo é que o resultado é instantâneo, ou seja, você já vai sair do consultório com o dente branquinho desde a primeira sessão, sendo portanto uma excelente opção para pessoas que querem saber como clarear os dentes em um dia apenas.

No entanto, o que pode ser considerado um contra nesse tipo de tratamento é o preço mais elevado e a sensibilidade que o processo pode causar nos dentes.

No entanto, obviamente, o dentista saberá dar todas as indicações dos cuidados necessários para minimizar o possível problema causado pelo clareamento dental a laser.

3 – Clareamento Dental com Moldeira

Se você quer saber como branquear os dentes de forma segura e sem gastar muito, saiba que a moldeira pode ser uma excelente opção. Esse tipo de tratamento é feito uma parte no consultório odontológico e outra parte em casa.

Para isso, o dentista irá fazer uma moldeira, com o molde dos seus dentes. Vale lembrar que a moldeira tem que ser feita pelo dentista e não qualquer uma comprada por aí.

Com a moldeira em mãos, você vai aplicar o gel clareador dental diariamente e usá-la pelo tempo determinado pelo seu dentista.

O tratamento é um pouco mais lendo, se comparado com o laser, mas a verdade é que ele traz excelentes resultados, sendo uma ótima opção na maioria dos casos.

Além disso, quando o tratamento termina, você fica com a moldeira e pode repetir o tratamento outras vezes. Claro que isso deve ser feito sempre com a orientação de um dentista, mas o investimento é feito uma vez só.