Os iniciantes tem muitas dúvidas a respeito de como regar orquídeas, afinal, qual a dose de umidade ideal para esta planta? Existe um segredinho bem simples: regar apenas quando o substrato estiver seco!
A orquídea usa o ar para absorver a água que precisa, então certamente que o ar tem um papel de destaque no processo. Você precisa regar suas plantas com ar e água…
Pode parecer estranho mas é verdade, ao regar você deve combinar os dois pois se não tiver ar suficiente, provavelmente vai ter umidade em excesso que pode fazer com que o meio apodreça e fique susceptível a doenças causadas por infecções e fungos.
Outra dica importante: a frequência para regar vai depender da temperatura e umidade.
Você só deve regar quando o substrato estiver seco, porém lembre que nos dias de sol forte e muito calor a água evapora bem mais rápido.
Como Regar Orquídeas, Qual o Momento Ideal Para Rega?
A forma mais simples e eficiente de saber o momento ideal para rega é verificando o peso com a planta molhada e depois verificando com a planta seca, a sacada aqui é regar quando o peso baixa muito.
Não é a toa que as pessoas com experiência no cultivo de orquídeas possuem balanças, elas são utilizadas para medir o peso das plantas.
Mas se você não tem uma balança e não está disposto a usar uma então pode usar um método tradicional que é bem simples, basta por o dedo aproximadamente 2,5 centímetros dentro do substrato para sentir/verificar a umidade, Se estiver seco é o momento de regar.
Dica extra: Para dar chance da planta secar usar água morna no início do dia ajuda bastante!
A dica acima vai diminuir a chance de problemas como apodrecimento. Não tenha receio de regar com bastante água, é só ter cuidado e ir regando olhando atentamente o substrato. Regar é necessário e muito importante, algumas pessoas acham que basta borrifar um pouco de água, mas a verdade é que isto não substitui uma rega boa.
Ventilação Também é Importante
Umidade e ventilação estão super conectadas, dependendo do meio em que você coloca a planta se houver umidade sem ventilação pode acontecer das raízes apodrecerem..
Voltando a natureza mais uma vez, lá existe uma ventilação muito boa com a qual estão acostumadas. Você precisa tentar imitar ou reproduzir este ambiente em sua casa ou local de cultivo pois o controle adequado da ventilação e qualidade do ar é muito importante para que cresçam saudáveis.
Ao cultivar dentro de casa é recomendado que você abra as janelas quando o tempo estiver quente, pois vai ocorrer circulação de ar. Quando o dia estiver sem ventos ou com pouca circulação você pode usar um ventilador pequeno por perto que já vai ajudar, a planta precisa de uma brisa suave e constante para diminuir os efeitos do calor excessivo e umidade.
Só tome bastante cuidado com o “tipo de ar” estamos falando de ar seco e quente, ventos frios e umidade são prejudiciais e podem provocar manchas e apodrecimento das hastes e botões.
Aumente os cuidados no inverno porque a água leva mais tempo para evaporar e isto pode ser prejudicial causando apodrecimento e outros males.
Além da rega, existem outros cuidados importantes para cuidar de orquídeas e é recomendado que você esteja atento a eles também.