Pular para o conteúdo

Curiosidades Sobre Perfumes: Origem, Composição, Fragrâncias e Categorias

Os perfumes fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, seja para ir trabalhar, passear, ou até mesmo ficar em casa, quase todo mundo gosta de estar cheiroso.

perfumes

Tudo sobre Perfumes ( Foto: Freepik )

Quem gosta de perfume, usa diariamente e sempre tem mais de uma fragrância em casa. Afinal, cada tipo de perfume desperta um sentimento diferente e, por isso, pode ser usado em ocasiões diferentes.

Origem do Perfume

A palavra perfume é originária do latim – per fumum – que significa “através da fumaça”. Esse produto configura uma mistura de óleos essenciais, água e álcool, mistura essa capaz de tornar a essência usada mais duradoura quando aplicada sobre a pele ou mesmo em objetos como roupas, cortinas, etc.

As primeiras referências históricas do perfume são registros de 2.000 a.C., onde este produto era usado no Egito, apenas pelos Faraós e alguns membros importantes da corte. Com o tempo, esse produto foi se popularizando por todo o mundo, até se tornar algo comum no dia a dia de todas as pessoas, como é atualmente.

O perfume é um produto tão querido pelos homens que originou a primeira greve da história da humanidade, realizado pelos soldados do faraó Seti I em meados de 1330 a.C., os soldados suspenderam o fornecimento de unguentos aromatizantes e essências.

No Brasil, quando os Europeus chegaram por aqui, descobriram que os índios já usavam ervas e flores em banhos aromáticos. No início do século XX, as perfumarias começaram a se instalar no país, trazendo novas fragrâncias e processos de criação.

Por aqui, as maiores produções onde os perfumes eram usados eram águas de colônia, loções, talcos e sabonetes. Com o passar dos anos e avanços industriais, os aromas foram sendo inseridos em muitos outros tipos de produtos, assim como o perfume em si começou a se tornar um produto mais sofisticado, com aromas diferenciados, melhor fixação e maior procura também.

Quais São As Principais Famílias de Fragrâncias Aromáticas?

Existem muitas possibilidades aromáticas quando o assunto é a produção de perfumes, no entanto, as famílias de fragrâncias mais usadas são sete, que mostraremos a seguir conforme uma escala de intensidade, partindo do mais intenso para o mais suave:

Couros

As fragrâncias conhecidas como couro são absolutamente intensas e dominantes, geralmente suas matérias-primas são retiradas de madeiras, tabacos, couros, musgos e outros.

Orientais

Essas fragrâncias são intensas e marcantes com um toque mais sensual, obtidas da mistura de especiarias como anis, baunilha, canela, raízes como as tuberosas, patchouli e outros.

Amadeirados

A família dos amadeirados, como o próprio nome diz, são fragrâncias provenientes das madeiras. Seus aromas sedutores são muito conhecidos por suas durabilidades e consistências, além de serem também fortes.

São extraídos normalmente de madeiras nobres como sândalo, pinheiro, cedro e outros. Dentro desta família, existem ainda algumas essências conhecidas como resinas balsâmicas quentes, as mais famosas são a mirra e o incenso.

Chipre

A família de essências Chipre é produzida a partir de musgos, geralmente obtidos em árvores como carvalho, por isso, lembram muito os aromas da terra. Essas essências são conhecidas por sua sofisticação e misturas de notas cítricas que são mais suaves e frias com notas mais quentes.

Fetos

Essa família é proveniente de matérias-primas mais frescas e leves como plantas herbáceas, raízes, tubérculos e álcoois. Essa família de aromas é mais utilizada em perfumes masculinos.

Florais

A família dos aromas florais, muito querida entre a mulheres, é conhecida por seu caráter discreto, levemente adocicado e fresco. Como o próprio nome diz, é retirada de flores como rosas, jasmim, alfazema entre outras. Normalmente os perfumes com bases florais são produzidos a partir de uma espécie única, ou seja, não é comum misturar duas ou mais flores na produção de um perfume.

Cítricos

Os aromas cítricos são os mais suaves entre todas as famílias de aromas usadas na produção de perfumes. Suas essências são extraídas de cascas de frutas cítricas como tangerina, limão, mandarina, bergamota e mais. As fragrâncias conhecidas também como ‘frutadas’ são as mais populares por suas características estimulantes e muito leves.

Como É Composto O Perfume?

A composição de um perfume, seja ele com mais ou menos álcool e águas, fator que faz com que ele seja de maior ou menor fixação, é feita por três notas. Essas notas são responsáveis pelas impressões e sentimentos que as fragrâncias promovem e são chamadas como notas de saída, de coração e de fundo, ou de maneira mais popular, cabeça, corpo e base.

As notas de saída são responsáveis pela primeira impressão da fragrância, despertando nosso interesse pelo cheiro. Geralmente são notas leves e frescas que se espalham no ar quando o frasco é aberto.

As notas de coração, também chamadas de corpo da fragrância são responsáveis pelo aroma principal do perfume, normalmente produzidas com notas mais densas, ou seja, menos voláteis.

Por fim, as notas de fundo, também conhecidas como a base da fragrância são as notas responsáveis pela fixação do perfume na pele. São elas as responsáveis por penetrar as demais essências na pele.

Quais São As Categorias Dos Perfumes?

Ao contrário do que todos imaginam, perfume não é tudo igual, diferenciando-se apenas pelas essências. Esses produtos se tornam diferentes também de acordo com o tipo de produção pelo qual eles passam.

Perfumes

Os perfumes, de fato, são os produtos de aroma mais intenso e consequentemente de fixação maior. Normalmente sua produção conta com uma porcentagem de 15 a 20% apenas de essências puras e sua fixação na pele pode ser de até 8 horas.

Água de banho

As águas de banho normalmente são vendidas em forma de spray e possuem uma composição que fica entre 5 e 15% de essências, geralmente diluída em álcool. Esses são os mais comuns entre os comercializados no Brasil. Esse produto costuma durar até 3 horas;

Colônia

As colônias são leves, frutadas e promovem frescor, possuem cerca de 2 a 4% de óleos essenciais diluídos em álcool e água e duram em média 2 horas.

Água doce

Esse produto é a versão mais diluída entre todas contando apenas uma quantidade de essência que varia entre 1 e 3%, diluída em água e álcool e não duram mais de 2 horas.