Quem é que nunca teve uma dor de dente na vida, não é mesmo?! O fato é que a dor de dente é considerada uma das mais incomodar que alguém pode sentir e normalmente ela incomoda bastante.
No entanto, existe uma grande variedade de problemas que podem causar a dor de dente e é aí que pode estar o problema. Isso porque até mesmo uma simples sensibilidade dental pode causar muita dor.
Justamente por isso, quando o assunto é a dor de dentes, é muito importante procurar um especialista, para que seja possível, primeiramente, determinar a causa do problema.
Então, continue lendo e vamos conhecer melhor as possíveis causas das dores de dente para que possamos entender os melhores tratamentos para casa uma delas. Vamos lá?!
O Que É A Dor De Dente?
Diferentemente do que acontecia antigamente, a dor de dente nem sempre é causada apenas por um dente estragado e ela é mais comum do que se pensa.
As causas de uma dor de dentes podem ser as mais variadas. No entanto, a inflamação da polpa dentária, normalmente, é o mais comum deles.
Para entender melhor, é preciso explicar que o nosso dente possui várias camadas. A mais superficial delas é o esmalte.
Em seguida temos a dentina e a polpa, que também é conhecida como o canal do dente. Essa é a parte que contém terminações nervosas, tecido conjuntivo e também vasos sanguíneos.
Dessa forma, qualquer agente agressor que chegue a atingir esses nervos pode causar um sério problema de dor de dente, lembrando que a cárie é o mais comum deles.
Causas da dor de dente
Existe uma série de possíveis causas para a dor de dente. No entanto, para que haja dor, é preciso que o problema tenha chegado à polpa, que é a parte do dente que possui terminações nervosas.
Vamos conhecer algumas possíveis causas do problema:
Cáries
As cáries são problemas comuns que causam a desmineralização do dente. Com isso, permite que as bactérias consigam chegar cada vez mais perto do nervo, que é a parte sensível do ente. Isso provoca a dor.
Problemas Periodontais
Algumas doenças de gengiva podem ser bastante silenciosas. Assim, no começo elas causam apenas uma inflamação na gengiva, deixando-a mais avermelhada e sangrando na escovação, por exemplo.
No entanto, quando não é tratada adequadamente, fazendo a remoção do biofilme dental e com o uso de escova de dentes e fio dental, o que antes era apenas uma gengivite se torna uma doença periodontal.
Quando o problema alcança esse estágio, ocorre a reabsorção do osso e surge um espaço entre os dentes, que chama-se bolsa periodontal.
Como o avanço dessa perda óssea há a contaminação da polpa do dente, que é aquela parte que tem os nervos, gerando uma infecção e bastante dor de dente mesmo que não haja cárie.
Pode acontecer ainda de, antes mesmo de chegar á polpa, a perda óssea faça surgir abcessos periodontais. Isso também causa muita dor visto que se forma uma bolsa de pus dentro da gengiva.
Retrações Gengivais
Em alguns casos, as gengivas podem acabar retraindo-se deixando a raiz dos dentes expostas e isso causa bastante dor e sensibilidade ao frio. Muitas vezes, até o próprio ar que entra na boca pode causar muito desconforto.
Traumas
Caso a pessoa venha a sofrer um trauma dentário, que pode ser até uma batida no dente, pode ocorrer uma mortificação da polpa, que ocorre lentamente, causando a dor de dente alguns meses depois.
Por isso é sempre interessante que os praticantes de esportes visitem o dentista com regularidade, além de fazerem uso de protetores bucais.
Fatores de risco
Embora possam haver variadas causas para as dores de dente, existem fatores que são considerados de risco nesse assunto. Veja:
Idade
Por um lado, as crianças apresentam uma maior propensão a desenvolver cárie. Por outro lado, as pessoas mais velhas apresentam maior tendência ao desenvolvimento de problemas periodontais.
Alimentação
Alimentos ricos e açúcares não fazem mal apenas para o dente, mas para a saúde da boca em geral. Justamente por isso que os especialistas recomendam que evitemos esses alimentos.
No entanto, aquelas pessoas que não evitam esses alimentos, devem ir se acostumando a terem problemas bucais e também a temida dor de dente.
Escovação Errada
Tem pessoas que se preocupam mais com o creme dental que vai usar do que com fazer uma boa escovação. A verdade é que a escovação correta é infinitamente mais importante do que o creme dental escolhido, afinal, é ela que limpa a boca.
Vale lembrar ainda que as escovas possuem uma vida útil e que usar uma escova velha e desgastada também é prejudicial.
Outros Fatores
Algumas pessoas possuem mais facilidade de desenvolverem problemas como carie e doenças periodontais. Nesse caso, a atenção à escovação e o uso do fio dental são ainda mais importantes.