Uma poderosa planta medicinal, a garcinia cambogia também é conhecida como malabar, tamarindo, citrino, e Goraka. Ela é cuja originária é da África e do sul da Polinésia e seu fruto tem o formato semelhante ao de uma pequena abóbora. A árvore que gera esse fruto é considerada como de pequeno porte e muitos a chamam de “árvore do petróleo”.
É esse fruto que se utiliza bastante para o emagrecimento, bem como para aumentar a energia do organismo e para reduzir os níveis de colesterol.
No entanto, para que se possa obter todos os seus benefícios, é preciso utilizá-la da forma correta, a fim de evita que ocorram reações adversas ou sobrecarga do organismo.
Para Que Serve a Garcinia Cambogia?
Essa é uma planta bastante utilizada quando o assunto é emagrecimento, embora essa sua propriedade ainda esteja sendo estudada.
O que se sabe sim, é que a garcinia cambogia possui o ácido hidroxicítrico, que aruá na enzima principal envolvida no processo que age convertendo carboidratos em gordura acumulada.
Por isso, é que a planta pode ajudar a evitar que o excesso de açúcar seja estocado nas células como forma de gordura. Com isso, ele é eliminado através das fezes e da gordura.
Quando o HCA (ácido hidroxicítrco) é consumido, ele atua bloqueando de uma forma parcial aqueles ácidos gordos que resultam no ganho de peso.
Mais do que isso, ela é considerada com um agente natural que inibe o apetite. Isso porque age estimulando a produção da serotonina, levando a um aumento da sensação de prazer.
Embora seja bastante utilizada para o emagrecimento, os pesquisadores ainda questionam os efeitos da garcinia cambogia. Isso porque a perda de peso que ela gera não é tão significativa e pode apresentar variações de acordo com os hábitos de cada pessoa.
Por isso, os resultados no uso da planta vão depender dos hábitos alimentares da pessoa que consome e da rotina de atividades físicas.
Essa planta também oferece propriedades anti-inflamatória, antioxidante, aromatizante e antiviral. Dessa forma, ela age contra o colesterol, ajuda a tratar úlceras, prisão de ventre, reumatismo, desinteria e ainda aumenta a imunidade.
Como Usar a Garcinia Cambogia?
O ideal é o consumo de 500mg da substância garcinia cambogia, em forma de cápsulas ou chá. O uso deve ser feito certa de 30 a 50 minutos antes das principais refeições.
Obviamente que essa dosagem diária pode apresentar variações de acordo com a idade de cada um e suas condições de saúde. Por isso, a dosagem indicada pelo fitoterapeuta pode ser maior ou menor.
O mais importante de tudo é que uso medicinal da Garcinia Cambogia, especialmente para fins de emagrecimento, seja instituído juntamente com outras medidas, tais como uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física.
Tem Efeitos Colaterais?
Como já foi dito, é essencial que o uso da garcinia cambogia seja feito conforme a recomendação profissional, seguindo a dosagem indicada. Assim, é possível evitar problemas decorrentes de superdosagem e efeitos colaterais.
Dentre essas principais reações adversas, podemos citar as seguintes:
- Náuseas
- Dores de cabeça
- Tontura
- Febre
- Boca seca
- Dor abdominal
- Dor de estômago
- Outras
Mais do que isso, o uso da garcinia cambogia não é recomendado para mulheres que estejam grávidas. O mesmo vale para crianças e pessoas que sofrem de diabetes.
Pacientes que façam uso de medicamentos como antidepressivos que promovem o aumento da serotonina também não devem usar ela. Isso porque a planta também leva a um aumento desse hormônio, podendo causar toxicidade no organismo.