Certamente você já ouviu falar sobre os benefícios deste remédio natural, mas será que você sabe como fazer xarope de guaco e para que serve?
Uma das plantas medicinais mais conhecidas é o Guaco, principalmente quando o assunto são chás e xaropes para resfriado, tosse e problemas respiratórios, muito comuns no inverno e em épocas mais de tempo mais seco.
Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o Guaco, suas propriedades para que serve e como fazer o xarope de guaco. Confira tudo aqui no Nota de Rodapé.
Conheça melhor e saiba para que serve essa planta medicinal
O Guaco, planta de nome científico Mikania glomerata Spreng, também popularmente conhecida como erva de bruxa, erva de serpente, erva-de-cobra, guacoliso, cipó-catinga, cipó-catinga e guaco de cheiro.
Essa planta medicinal originária da América do Sul, pode ser facilmente encontrada no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Ela se trata de uma espécie de trepadeira lenhosa, com ramos bem robustos e flores pequenas de aroma agradável, semelhante a baunilha, o Guaco é capaz de chegar a uma altura máxima de 3 metros.
Há muito tempo que essa planta é usada amplamente no tratamento de diferentes problemas, em especial, os do trato respiratório, visto que o Guaco é rico em substâncias expectorantes, broncodilatadoras, antiasmáticas, antissépticas, sudoríferas, cicatrizantes, febrífugos e antirreumáticas.
Quando preparado como chá ou xarope, o guaco pode ser um excelente aliado no combate a questões como resfriados, gripes, tosse, bronquite e inúmeras outras doenças respiratórias.
Além disso, ele pode ser usado também no tratamento de infecções de pele e garganta, asma, reumatismo, alergias, febre, irritação na garganta e até mesmo crises de rouquidão.
Outro benefício do Guaco, pouco comentado, é o auxílio no emagrecimento. Uma vez que essa planta medicinal possui propriedades que promovem a transpiração, fazendo com que o corpo elimine o excesso de água, toxinas, bactérias e outras substâncias que promovem o inchaço.
Benefícios do chá ou xarope de Guaco
Para que fique mais claro os muitos benefícios desta planta medicinal, preparamos uma lista, acompanhe:
- Tratamento de bronquite;
- Alívio dos sintomas da asma;
- Tratamento para tosse;
- Reduz o inchaço;
- Tratamento da artrite;
- Melhora inflamações intestinais;
- Auxilia no tratamento de úlceras estomacais;
- Tratamento do reumatismo e redução das dores;
- Alívio de cólicas e diarreia;
- Auxílio no combate a problemas nos nervos como dores e queimação;
- Alívio de eczemas como infecções de pele, alergias, vermelhidão e mais.
Como fazer o xarope de Guaco
A receita mais tradicional é também a mais simples de ser feita, para ela você precisará apenas de:
- 9 folhas de Guaco
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 litro de água
Modo de preparo: Em uma panela, preferencialmente antiaderente, leve o açúcar ao fogo e deixe caramelizar, mexendo sempre para que não queime. Assim que o açúcar estiver completamente derretido e com um tom dourado, acrescente a água e as folhas do Guaco, mexa mais um pouco para não queimar e deixe essa mistura fervendo até que ela reduza pela metade.
Geralmente, 20 minutos são o suficiente. Retire a mistura do fogo coe as folhas e armazene em um vidro limpo e esterilizado com álcool. Se preferir, você pode adicionar um pouco de limão e mel. Veja como fazer passo a passo:
Se você estiver doente o mais indicado é ingerir até 4 colheres de sopa do xarope por dia. Mas, se você quer apenas se prevenir de problemas respiratórios, uma colher de sopa do xarope ao dia é o suficiente.
Contraindicações e Efeitos Colaterais
Mesmo se tratando de remédio caseiro, feito com uma planta medicinal, o xarope de Guaco possui algumas contraindicações:
Pessoas que tenham problema no fígado, estejam fazendo uso de medicamentos anticoagulantes, alérgicas à cumarina (principal substância encontrada neste preparado) e crianças com menos de um ano de vida, não devem fazer uso deste xarope.
Além disso, vale ressaltar que, é muito importante respeitar a quantidade máxima diária de uso deste xarope, pois, o excesso dessa mistura pode causar efeitos colaterais como vômitos, diarreia, hemorragias e aceleração cardíaca.
Por isso, antes de colher algumas folhas de Guaco e preparar o xarope em casa, é fundamental que você converse com seu médico. Caso você não se cerque dos cuidados necessários, essa planta que poderia lhe ajudar, acabará sendo seu algoz.