As manchas na pele negra podem ser mais difíceis para tratar, principalmente para quem tem tendência de ter muitas espinhas ou cravos no rosto.
As manchas na pele são problemas bastante comuns e acontecem com milhares de pessoas a todo o tempo. No entanto, a pele negra pode estar mais suscetível a esse tipo de problema.
O que acontece é que esse ainda é um assunto muito pouco explorado, gerando muitas dúvidas a respeito das causas, das formas de tratamento e até mesmo da prevenção do problema.
Então, vamos entender mais sobre o assunto aqui no Nota de Rodapé.
Porque A Pele Negra É Mais Suscetível Às Manchas?
A pele negra possui muito mais melanina e é por isso que ela pode apresentar manchas com muito mais facilidade do que as peles mais claras.
Mais do que isso, temos a eumelanina, que é a proteína que da cor à pele e é a responsável pela produção de pigmentos amarronzados.
Dessa forma, não é nada incomum que diversas situações possam ocasionar as manchas na pele das mulheres negras com maior frequência.
Vale lembrar aqui que estamos falando de mulheres pois elas são majoritariamente afetadas pelo melasma, graças a ação dos hormônios femininos. Do total de casos, apenas 10% ocorrem com os homens.
Quais Os Tipos De Manchas Em Pele Negras
As manchas de acne são as mais comuns, que são aquelas causadas por cicatrizes de espinhas. Depois disso, temos as manchas escuras causadas pelo temido melasma, que é uma condição bastante desagradável.
Depois disso, temos as manchas pós-folicute e as manchas causadas por picadas de mosquitos.
Como Prevenir As Manchas Na Pele Negra?
A coisa mais recomendada a fazer é atuar prevenindo a alta produção de melanina, evitando que se acumule na pele e forme manchas. O mais importante é usar sempre muito filtro solar e evitar se expor ao sol em horários contraindicados.
O uso de cosméticos que contenham antioxidantes, como a vitamina C, também pode ajudar não apenas a prevenir, mas também a tratar a hiperpigmentação.
Alguns ácidos também podem ser extremamente benéficos para esse problema, ajudando a remover da pele o excesso de substâncias que pigmentam e ainda prevenindo novos acúmulos.
Vale lembrar que o meslasma, por exemplo, é um tipo de mancha que tende a ocorrer também por fatores hormonais, sendo bastante comum em mulheres que fazem uso de pílula, que estão na menopausa, que estão gestantes, que realizam terapia de reposição hormonal e outros.
Por isso, também pode ser preciso consultar um médico para verificar essas condições e tratar o problema no foco.