O mulungu é uma planta tipicamente pertencente à medicina brasileira. Ele também é conhecido como bico-de-papagaio, canivete e corticeira.
As flores, os frutos, as sementes e até mesmo as cascas dessa planta podem ser utilizadas para a obtenção de benefícios. O chá, por exemplo, é feito com a casca dessa poderosa planta.
Para que serve o chá de mulungu?
O chá de mulungu é feito com as cascas da planta e é forma mais comum de obter seus benefícios, que são muitos e variados, confira aqui no Nota de Rodapé:
Ajuda a tratar ansiedade e insônia
O chá de mulungu possui uma poderosa ação calmante. É por isso que pode ser utilizado como uma forma de solução caseira para aquelas pessoas que sofrem com esses problemas.
Embora esse efeito ainda não tenha sido testado em humanos, o fato é que os estudos realizados em ratos mostram que os extratos extraídos do mulungu podem ser muito benéficos para a diminuição dos níveis de ansiedade.
Age contra o estresse
O consumo do chá de mulungu pode ser extremamente benéfico para as pessoas que se sentem pressionadas pelo estresse do dia a dia. Isso porque possui efeitos calmantes poderosos.
Ajuda no tratamento de problemas de ordem emocional
O chá de mulungu pode ajudar no tratamento de alguns problemas emocionais por causa de suas propriedades tranquilizantes e antidepressivas.
Por isso pode ajudar a tratar problemas como depressão, histeria, agitação, ataques de pânico, distúrbios de sono, compulsão e outros.
Ajuda no tratamento de doenças
O chá de mulungu pode ser muito benéfico no tratamento de diversas condições de saúde, tais como hipertensão arterial, hepatite, cistite, esclerose, gengivite, insuficiência urinária, coqueluche, bronquite asmática, tosses, dores reumáticas e outros.
Acaba com o inchaço
O chá de mulungu possui propriedades diuréticas. Por isso é excelente no combate aos inchaços causados pela retenção de líquidos, visto que atua estimulando a excreção desses líquidos através da urina.
No entanto, a dica é nunca exagerar no seu consumo, além de consumir também uma boa quantidade de água diariamente. Assim é possível evitar que o corpo elimine mais líquido do que o necessário e acabe ficando desidratado, o que não é nada bom.
Analgésico
Pesquisas realizadas mostram que o uso do extrato de mulungu pode reduzir a sensibilidade no corpo humano aos estímulos dolorosos. Em outras palavras, o uso da substância oferece ação analgésica para o organismo, combatendo a dor.
Ação anticonvulsivo
Estudos realizados em 2012 mostram que um extrato obtido das flores do mulungu pode atuar no organismo, inibindo o surgimento de infecções, além do seu efeito contra a ansiedade.
O estudo publicado na Epilepsy & Behavior foi realizado em animais, mas oferece uma boa perspectiva para quem sofre com o problema.
Contra problemas hepáticos
O mulungu possui uma ação de proteção do fígado, ou seja, hepatoprotetora. Mais do que isso, ele também é rico em antioxidantes, que ajudam a eliminar os radicais livres que intoxicam e atrapalham o bom funcionamento do nosso organismo.
Por isso, ele contribui para o fortalecimento da imunidade e dos órgãos, incluindo, claro, o fígado. Dessa forma, quem sofre com problemas hepáticos pode ter no chá de mulungu um bom aliado.
Diminui a pressão arterial
O chá de mulungu possui ação hipotensiva, ou seja, ele age diminuindo a pressão arterial.
Ajuda a controlar problemas cardíacos
O consumo do chá de mulungu pode ser benéfico para a regulação do ritmo cardíaco, influenciando também na pressão arterial.
Contra o tabagismo
O mulungu possui a erisodina, que nada mais é do que um composto alcaloide que fica na sua casca, a parte usada no preparo de chás. Essa substância age de forma a bloquear os receptores de nicotina, o que é ótimo para combater o vício de fumar.
O mulungu também possui ação antibacteriana, antiespasmódica, analgésica, tônica e anti-inflamatória, o que faz com que seja muito poderoso.
Como Fazer Chá de Mulungu
A melhor forma de se beneficiar de todos estes benefícios que esta planta medicinal oferece é apostar no preparo de um chá de mulungu, que é feito a partir de suas cascas, você só vai precisar de:
- 4g de cascas de mulungu
- 1 xícara de água fervente
Para preparar, comece colocando a água para ferver. Quando ferver, coloque-a em uma xícara e acrescente as cascas do mulungu. Tampe a mistura e deixe em infusão por cerca de 10 minutos. Depois disso, é só coar e consumir quando ainda estiver morno.
A recomendação é que o chá não seja consumido por mais de 3 dias seguidos, visto que pode causar paralisia muscular.