Será que a Noz da Índia Faz Mal? Ela é uma semente que ficou muito conhecida devido a promessa de ajudar na eliminação de alguns quilinhos extra com mais facilidade, atraindo o interesse de muitas pessoas.
O fato é que essa semente já é utilizada há muito tempo com essa finalidade, mas nos últimos tempos vêm ganhando maior popularidade por causa de seus benefícios variados.
Para quem não sabe, a noz da índia nada mais é do que uma semente que provém do fruto de uma árvore ornamental chamada nogueira-do-Iguape. A sua origem é na Ásia, porém é uma planta que teve uma excelente adaptação na nossa região amazônica.
O fruto da noz da índia promete uma perda de peso considerável e, o melhor de tudo, sem a necessidade de fazer dietas.
No entanto, é sempre importante lembrar que, se for usada de ima forma inadequada, ela pode ocasionar diversos efeitos colaterais.
Noz da Índia Faz Mal?
Ocorreram algumas reações graves e até mesmo morte de pessoas, por este motivo a noz da índia teve sua venda proibida no Brasil pela ANVISA, assim como já havia ocorrido em outros países. No entanto, muitas pessoas ainda encontram esse produto para a venda na internet.
No entanto, segundo esse órgão de saúde, a noz da índia tem um potencial tóxico muito alto quando ingerida por via oral, podendo levar a casos fatais.
Isso porque além de causar diarreia e o aumento da frequência urinária ela pode levar a um grave quadro de intoxicação, visto que possui dois componentes tóxicos.
Os asiáticos, por sua vez, costumam usar as sementes cozidas, bem como outras partes da planta e sempre em pequenas quantidades. Além disso, para a pele e cabelos eles ainda utilizam a noz da índia de forma tópica, ou seja, em forma óleos diretamente sobre a pele e cabelos.
Vale lembrar ainda que a noz da índia acabou sendo proibida no país por causa do seu uso indiscriminado para fins de emagrecimento, causando problemas de saúde sérios e até a morte.
Contraindicações e Efeitos Colaterais
Dentre os possíveis efeitos colaterais que podemos citar da noz da índia, estão flatulência, dores abdominais, sudorese, dores musculares, diarreia, câimbras, desidratação, desnutrição e, em casos mais graves, morte.
Isso porque a ação laxativa desse ingrediente é tão poderosa que pode diminuir a absorção de nutrientes e de água. O fato é que sem água e os minerais necessários, o sistema nervoso passa a não funcionar adequadamente e a musculatura vai perdendo a força.
O coração, que também é um músculo, passa a trabalhar de forma irregular, ocasionando arritmia cardíaca e uma condição médica grave.
Pelo fato de terem uma ação laxativa intensa, o uso de noz da índia é contraindicado para pessoas que já apresentem problemas intestinais, como SII (síndrome do intestino irritável) ou colite.
Pessoas com problemas hepáticos, cardíacos ou renais também não devem usar a noz da índia, bem como gestantes, lactantes, crianças, idosos e pessoas em convalescença.
Por fim, a noz da índia ainda é contraindicada em pessoas que apresentem reação de hipersensibilidade à planta, bem como em uso concomitante com outros medicamentos.
Em resumo: como os riscos de ingestão desta semente são muito grandes, o recomendado é não fazer uso da mesma!