A insônia é um distúrbio persistente que afeta de forma prejudicial a capacidade de um indivíduo de adormecer e/ou de permanecer dormindo durante a noite.
Normalmente as pessoas que sofrem de insônia costumam sentir muita fadiga já desde o início do dia. Além disso, é normal apresentarem problemas de humor, baixo rendimento no trabalho ou nos estudos e muita falta de disposição para as tarefas do dia a dia.
De uma forma geral, há uma queda bastante significativa na qualidade de vida de uma pessoa que sobre com esse problema.
A maioria dos adultos já experienciou a insônia em algum momento da sua vida e isso é considerado normal. No entanto, o grande problema é quando a pessoa sofre de quadros de insônia crônica, que dura por um tempo muito maior do que deveria.
Vale lembrar, porém, que a insônia também pode ser, em alguns casos, um quadro secundário, causado pelo uso de algum medicamento, bem como por uma doença.
Causas da insônia
A insônia pode ser um quadro passageiro, que dura apenas alguns dias, ou até mesmo crônico, perdurando por muito tempo. Ela pode ter causas bastante variadas, como veremos a seguir:
Estresse
Quando um indivíduo está muito preocupado com problemas de estudos, trabalho, família, saúde ou outros, a sua mente pode acabar querendo manter-se ativa durante a noite. Isso torna o ato de dormir algo extremamente difícil.
Mortes de pessoas próximas, doenças, divórcio desemprego e outros acontecimentos como esses podem provocar um grande estresse e a consequência é o desencadeamento de um quadro insone.
Ansiedade
Tanto a ansiedade do dia a dia quanto transtornos sérios de ansiedade podem acabar desencadeando a insônia. Além disso, pessoas que se preocupam com a dificuldade que terão para dormir, também podem desenvolver um quadro de insônia com mais facilidade.
Depressão
Pessoas depressivas podem apresentar sintomas variados. Se por um lado algumas tendem a dormir mais do que o normal, outras simplesmente não conseguem pregar o olho à noite. A insônia é um sintoma comum em quadros depressivos.
Patologias
Dificuldade de respirar, dores crônicas e alta frequência de micção também podem levar à insônia.
Algumas das condições que estão associadas a esse problema que podemos citar são as seguintes: câncer, artrite, insuficiência cardíaca, doença do refluxo gastroesofágico, doença pulmonar, AVC, doença de Parkinson, doença de Alzheimer distúrbios na tireoide e outros.
Mudanças na rotina
Mudar o horário de trabalho, mudar de casa, mudar de ambiente, viajar e outras mudanças podem acabar alterando o ritmo cardíaco. A consequência disso é uma alteração no que chamamos de “relógio biológico” e acaba causando problemas para adormecer.
Maus hábitos
A ingestão de cafeína, álcool e nicotina podem alterar a função do organismo, influenciando o sono. Bebidas estimulantes, principalmente, podem manter o indivíduo acordado por mais tempo, deixando o corpo em alerta e não permitindo que adormeça.
Irregularidades no horário de dormir e acordar, dormir em horários inapropriados, bem como dormir em local com muita luz e barulho também podem prejudicar o sono.
Medicamentos
Determinados medicamentos podem alterar a capacidade de um indivíduo de adormecer ou se manter dormindo. Isso inclui medicamentos para a pressão, antidepressivos, antialérgicos e outros, como remédios com cafeína.
Idade
A insônia pode acabar se tornando algo mais comum com a chegada da idade. Uma pessoa idosa pode despertar facilmente com ruídos e outras mudanças no ambiente.