Se você quer saber o que é Kefir, saiba que ele já é usado há muitos séculos e faz parte da história da humanidade, ganhando bastante forma nos últimos tempos.
O fato é que ele é uma rica fonte de minerais, vitaminas e também proteínas que são facilmente digeríveis. Além disso, ele é probiótico, o que significa que ele atua no organismo de forma a melhorar o seu funcionamento. Isso vale especialmente para o sistema imune.
Mas Afinal, O Que É Kefir E Para Que Serve?
A versão mais popular que é encontrada por aí é o kefir de leite, que é uma bebida fermentada cuja origem data de muitos séculos atrás. O seu sabor é um pouquinho azedo e bastante refrescante, sendo usado como um substituto ao iogurte.
No entanto, segundo especialistas, o kefir é muito mais saudável e muito mais benéfico do que o iogurte, visto que possui uma grande quantidade de bactérias e leveduras do bem.
Esse alimento é produzido através da ação de microrganismos que estão presentes no que é chamado de grão de kefir. Uma curiosidade é que o nome dele vem da palavra “keif” que no idioma eslavo significa bem-estar.
Os grãos do kefir, por sua vez, são formados de leveduras e bactérias do bem.
A técnica utilizada na manipulação dos grãos leva a uma variação dos microrganismos que o compõe, bem como a origem dos mesmos, o tempo e o substrato.
Para quem nunca viu, o kefir é muito semelhante a um ramalhete de couve-flor, porém com uma consistência mais gelatinosa. O tamanho deles podem variar desde uma ervilha até o tamanho de uma noz.
São esses grãos que tem o poder de fermentar o leite, tornando-o um alimento probiótico.
Depois de um tempo, a bebida fica pronta e os grãos podem ser removidos com o auxílio de um coador, para que possa ser consumida. O kefir deve ser colocado em uma nova porção de leite para realizar o mesmo processo novamente.
Ele pode agir tanto em leites de origem animal, quanto em leites vegetais.
Benefícios Do Kefir
O principal benefício que podemos citar do kefir é que ele contribui com o organismo restaurando a flora intestinal. Assim, ele é muito útil em casos de alergias alimentares e ainda atua promovendo uma desintoxicação do organismo.
Mais do que isso, seus benefícios são inúmeros, veja:
- Ajuda a aumentar a imunidade;
- Desinflama o intestino;
- Contribui para o aumento da densidade óssea;
- Combate alergias e também a asma;
- Combate patologias inflamatórias do cólon;
- Ajuda a prevenir o câncer;
- Potencializa a digestão da lactose;
- Acaba com a candidíase;
- Limpa o organismo.
Além disso, o kefir oferece uma série de nutrientes que são importantes para o bom funcionamento do organismo, tais como:
- Cálcio;
- Ferro;
- Fósforo;
- Magnésio;
- Potássio;
- Sódio;
- Cobre;
- Molibdêni;
- Manganês;
- Zinco;
- Vitaminas A;
- Vitaminas do complexo B;
- Vitamina C;
- Vitamina D;
- Vitamina E;
- Vitamina K2.
Isso tudo sem falar na presença de aminoácidos essenciais, tais como a metionina, cisteína, triptofano, fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina, treonina, lisina e valina.
Pode ser consumido por intolerantes à lactose?
A boa notícia é que pode sim e, mais do que isso, pode ser muito benéfico para quem tem esse problema. Isso porque, quando é cultivado em leite, as bactérias do kefir promovem a quebra de praticamente toda a lactose.
Quando maior for o tempo de contato, mais quebrada a lactose será.
Além disso, quem tem intolerância à lactose tem a possibilidade de consumir o kefir cultivado em leite vegetal ou em água. Isso significa que ninguém precisa deixar de aproveitar os benefícios que ele pode oferecer.
Voltando a falar sobre o kefir cultivado no leite, o que acontece é que as bactérias do mesmo produzem a lactase, que é uma enzima que atua consumindo a maior parte da lactose do leite. É esse processo que faz com que ele tenha o sabor mais azedo.
Isso tudo quer dizer que até mesmo os intolerantes poderão consumir ele e se beneficiar com isso.
Como Conseguir, Onde Comprar Kefir?
Quando está sendo cultivado, o kefir vai se reproduzindo e seu tamanho vai aumentando. Com isso, aumenta também a capacidade de produção dele.
Até um tempo atrás para conseguir Kefir você precisava ter algum conhecido ou amigo que tivesse sua própria colônia de kefir e pudesse doar uma parte para você, inclusive esse foi um dos motivos pelos quais o kefir se espalhou pelo mundo: ele cresce e se multiplica, tornando possível o seu compartilhamento.
Hoje em dia é possível comprar Kefir em algumas lojas de produtos naturais e até mesmo em alguns sites pela Internet.
Como Preparar e Consumir?
A dose recomendada por especialistas é de 1 copo de 200 ml por dia. O melhor de tudo é que ele pode ser consumido de forma natural mesmo, ou em preparos de diversas receitas.
O kefir pode virar vitamina de frutas, maionese, molho de salada, iogurte grego e muitos outros.
No entanto, o fato é que essa dose da bebida por dia já é suficiente para que se possa aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer. Por outro lado, o excesso no consumo pode causar mal estar.