A silimarina nada mais é do que o princípio ativo de uma planta nativa da Europa e também da Ásia, que se chama cardo de leite. Ela é amplamente utilizada já há milhares de anos como planta medicinal e tem o poder de curar uma grande variedade de problemas de saúde.
Essa planta pertence à mesma família das ambrósias e das margaridas.
Além disso, ela possui ação antioxidante e anti-inflamatória, além de alguns estudos indicarem que ela também pode beneficiar o organismo de inúmeras formas.
Dessa forma, a silimarina pode ser utilizada no tratamento de problemas hepáticos, tais como hepatite, icterícia, cirrose e outros, além de problemas na vesícula biliar.
Benefícios da silimarina
Como já foi dita, essa planta possui uma grande variedade de propriedades que podem atuar no organismo de forma a trazer benefícios para a saúde. Então, vamos conhecer os principais benefícios da silimarina:
Ajuda a controlar o diabetes
Uma das mais importantes propriedades da silimarina é que ela contribui para o controle dos níveis de açúcar no sangue e já existem muitas pesquisas nessa área.
Um desses estudos, que foi publicado no Journal of Medicinal Food, em 2007, mostra que a planta pode potencializar a glicose sanguínea se utilizada como um coadjuvante no tratamento do diabetes.
Esse mesmo estudo também mostrou que a substância pode ajudar a diminuir o IMC (Índice de Massa Corpora) de uma pessoa se comparado com o uso do placebo ou uso do medicamento para diabetes isolado. Isso em um período de uso de 20 dias.
Perda de peso
Falando de uma forma geral, a ação da silimarina é na diminuição dos níveis de glicose no sangue. A consequência disso, pode ser uma perda de peso, visto que evita picos de insulina e ajuda a manter a fome mais controlada.
No entanto, é importante ressaltar que a silimarina, por si só, não possui qualquer propriedade emagrecedora, sendo que esse é um efeito secundário.
Melhora a saúde hepática
Embora a silimarina seja bastante utilizada como uma substância complementar ao tratamento do diabetes, a verdade é que ela também pode ofereces muitos benefícios para o fígado.
No entanto, vale ressaltar que esses benefícios ainda não foram cientificamente comprovados, ou seja, ainda faltam estudos mais aprofundados sobre o tema.
Previne problemas cardiovasculares e reduz o colesterol
A silimarina possui uma propriedade que atua no organismo reduzindo os níveis de colesterol. Sendo assim, como reduz o colesterol LDL, essa planta é benéfica, consequentemente, para diminuir também o risco do surgimento de doenças cardiovasculares.
Asma
Como possui propriedades anti-inflamatórias, o uso da silimarina pode ser benéfico no combate à asma alérgica. Esse benefício foi provado em estudo realizado ainda no ano de 2012, que mostrou que ela atua contra a inflamação das vias aéreas