O chá de hibisco pode trazer uma série de benefícios para a saúde e tudo isso é feito usando a flor seca de uma planta chamada Hibiscus Sabdariffa. Essa é uma espécie normalmente diferente daquela encontrada nos jardins.
Essa planta é usada há muito tempo por causa das suas propriedades medicinais, especialmente em locais como a África, Caribe e Ásia. No entanto, atualmente ele já é popular no mundo inteiro e seus benefícios vem sendo cada vez mais estudados.
A sua popularidade por tanto tempo se deve às suas propriedades, que são variadas. O hibisco é rico em antioxidantes, que atuam combatendo os radicais livre.
Além disso, também é um poderoso diurético, sendo bastante utilizado como um aliado no emagrecimento. Continue a leitura aqui no site Nota de Rodapé para saber mais:
Para que serve o hibisco?
No tempo dos faraós, na antiguidade, o chá era tomado para ajudar a refrescar e controlar a temperatura do corpo. Já no irã, as flores eram usadas com o intuito de acalmar a mente e ajudar a resolver problemas de insônia.
Já nos últimos tempos, graças a estudos recentes, o chá de hibisco tem sido bastante utilizado como auxiliar no processo de emagrecimento. Isso porque ele ajuda a diminuir o inchaço, controlar o colesterol e ainda contribui para o bom funcionamento do intestino.
Além disso, por suas propriedades diuréticas, ele também é excelente para ajudar a baixar a pressão arterial e ainda proteger a função hepática e renal.
Propriedades
Primeiramente é preciso ressaltar que, assim como a maioria dos chás, o de hibisco possui pouquíssimas calorias. Isso porque 100 gramas das flores secas possuem apenas 37 calorias. Com essa quantidade é possível fazer uma infinidade de xícaras de chá.
Outro ponto importante é que o hibisco é fonte de vitaminas, minerais, proteínas e também carboidratos. Vamos conhecer os principais nutrientes dessa planta:
- Vitaminas A;
- Vitamina C;
- Vitamina B1 (tiamina);
- Vitamina B2 (riboflavina);
- Ácido fólico;
- Ferro;
- Magnésio;
- Fósforo;
- Potássio;
- Cobre;
- Cálcio.
Mais do que isso, de 15 a 30% do hibisco é feito de ácidos orgânicos, como o ácido málico, cítrico ou tartárico. Eles ajudam a fortalecer o sistema imune do organismo e ainda melhorar a saúde cutânea.
Tudo isso de deve aos flavonoides como as quercetina e as antocianinas.
Benefícios do Hibisco
Como já deu para notar, os benefícios do hibisco são muitos e bastante variados. O fato é que o consumo regular do mesmo ajuda a melhorar a saúde como um todo. Então vamos conhecer os benefícios dele:
Emagrecimento
Os ingredientes do chá atuam inibindo a adipogênese, que é a ação de acumular gordura nas células do corpo.
Com esse processo diminuído, haverá menos gordura sendo acumulada na região abdominal e dos quadris. Segundo estudos, o chá de hibisco é até mais poderoso que o famoso chá preto.
Ele ainda atua diminuindo a glicemia, dificultando que ocorra a síntese de células novas de gordura, diminuindo os níveis dos triglicerídeos e do colesterol LDL, inibindo enzimas pancreáticas e bloqueando as enzimas participantes do processo de síntese de ácidos graxos.
Isso tudo sem falar que ele é um termogênico, que atua acelerando o metabolismo, aumentando a queima de gordura, então SIM, Hibisco Emagrece Mesmo!
Diminuição do colesterol:
O hibisco pode ser um grande aliado no controle o colesterol, visto que diminui a concentração de lipoproteínas de baixa densidade no sangue. Existem diversos estudos que comprovam esse efeito.
Além disso, outros estudos mostram que bioflavonóides e antioxidantes presentes na planta podem melhorar os valores do LDL ao passo que restauram as taxas do HDL.
Prevenção da diabetes e síndrome metabólica
Estudos demonstram que o hibisco ajuda a diminuir o colesterol ruim e os depósitos adiposos na região abdominal, controlando os níveis de glicose. Com isso, evita a síndrome metabólica e ajuda a prevenir o diabetes.
Baixa a pressão arterial
Por ser diurético, ele ajuda na eliminação de líquidos, o que leva a uma consequente diminuição do volume sanguíneo. Logo, reduz também a pressão arterial.
Melhora da função intestinal
Conhecido como um laxante natural leve, o hibisco atua melhorando a digestão e favorecendo a função intestinal. Os resultados são ainda melhores quando o chá é tomado em jejum.
Como se não bastasse, ele ainda pode ajudar a prevenir o câncer, proteger o fígado, combater os radicais livres, diminuir cólicas, acalmar o sistema nervoso, combater infecções e fortalecer o sistema imunológico, entre outras coisas.
Contraindicações
O uso do hibisco deve ser evitado apenas por pessoas que possuem a pressão naturalmente baixa, pois ele causa a queda da pressão arterial. Além disso, não deve ser usado por gestantes viso que estudos indicam que ele pode estimular a mensuração.
Como Fazer Chá de Hibisco?
O hibisco deve ser consumido em forma de chá e o preparo é bastante simples. Para isso, basta ter 1 colher de sopa de flores secas de hibisco e 500 ml de água.
Esquente a água e desligue assim que começar a ferver. Coloque as folhas nessa água e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e está pronto para ser tomado, quente ou frio.
Onde comprar
O hibisco desidrato pode ser encontrado em casas de produtos naturais e também em sites online especializados.