Para que serve óleo de girassol, além de ser utilizado na cozinha, será que existem outras formas de uso que podem ajudar muito a manter nossa saúde e bem-estar?
A semente de girassol possui um óleo essencial muito utilizado por diversas civilizações. A planta é originária da América do norte e dá origem a uma das mais lindas flores do mundo.
O óleo de girassol extraído dessa semente é rico em vitaminas do complexo B e também em outras vitaminas, tais como a vitamina C e vitamina E.
Óleo De Girassol – Para que Serve?
A composição dele é rica em nutrientes que contribuem para o organismo em muitas situações.
Isso porque pesquisas e estudos mostram que ele pode ser muito eficiente em auxiliar no controle do colesterol ruim, além de ajudar na prevenção de algumas doenças vasculares e também degenerativas.
No entanto, existem algumas recomendações que devem ser seguidas, para que se posso obter todos os benefícios que o óleo de girassol pode oferecer. Uma delas é não aquecer esse óleo, preferindo consumi-lo sempre frio em saladas e outros pratos.
Benefícios do óleo de girassol
A verdade é que ele possui muitos nutrientes e vitaminas que são benéficos para o organismo. E além dos benefícios que o seu consumo traz para o organismo, ele também pode ser utilizado de forma tópica.
Conheça agora aqui no Nota de Rodapé, 7 dos seus principais benefícios deste óleo:
1 – Óleo de Girassol é Bom Para a Pele:
Ele possui uma alta concentração de Vitamina E, que é ótima para a regeneração da pele quando está afetada por raios solares. Ela também ajuda a retardar o envelhecimento e o surgimento de rugas.
2 – Atua Contra Acne:
O óleo de girassol possui ácidos graxos capazes de combater as bactérias que atuam na pele causando a acne, sendo facilmente absorvido e não deixa os poros obstruídos. Para isso, basta aplicar apena algumas gotas em pedaço de algodão seco e massagear o rosto.
3 – Hidrata o Cabelo:
Ele também pode ser utilizado no cabelo, ajudando a diminuir a aparência de quebrado e também a queda. Além disso, ele age como um excelente condicionador, que não deixa o cabelo ficar ressecado, oferecendo mais brilho.
4 – Ajuda o Sistema Cardiovascular:
O uso do óleo de girassol na alimentação, sempre em pratos frios, pode ser benéfico para diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.
5 – Ajuda a Equilibrar o Colesterol:
Possui diversos nutrientes que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol no organismo. Isso porque não possui gorduras saturadas, o que o torna uma excelente alternativa nesses casos.
6 – Tem Ação Antifúngica:
Óleo de Girassol pode ser aplicado também em áreas com fungos, sendo uma forma bem prática e rápida para tratar um problema. Ele é excelente para pé de atleta, por exemplo.
7 – É Fonte de Proteínas:
o nosso corpo não é capaz de produzir essa substância, mas precisa dela para funcionar adequadamente. Então, é possível usar o óleo de girassol como uma fonte de proteína vegetal para o organismo.
Como Usar o Óleo de Girassol?
Como forma de alimento, a recomendação é o consumo de até 2 colheres de sopa por dia, acompanhando pratos frios.
Já se o óleo de girassol for utilizado de maneira tópica, você pode procurar produtos que tragam esse óleo em sua composição. Se você preferir comprar o produto puro, é possível misturá-lo com outros óleos e até mesmo com cremes, para aplicar diretamente na pele.
O mais recomendado é sempre optar por produtos à base de óleo de girassol que tenham posologia e indicação de uso.
Óleo de girassol tem contraindicações?
O óleo de girassol e seus derivados são produtos naturais, que não contém contraindicações e podem ser usados por quaisquer pessoas que desejem obter seus benefícios.
No entanto, é sempre importante seguir as recomendações e indicações para que se obtenha somente benefícios. Os excessos nunca são benéficos em nenhuma situação.
Vale lembrar ainda que se for consumido como alimento, o óleo de girassol não deve nunca ser aquecido, a fim de manter suas propriedades e nutrientes, além de poder desenvolver um potencial cancerígeno.