Veja nesse artigo como usar a planta saião para gastrite e também conheça todos seus benefícios para saúde.
Cada vez mais as pessoas recorrem a remédios da natureza para combater os males que afligem o corpo e a mente. Essa é uma ideia cada vez mais em voga por trazer cura sem o efeitos colaterais causados pelas toxicidade dos medicamentos alopáticos.
O saião é uma das plantas que podem tratar diversos males. Em suas funções você pode encontrar características anti-inflamatórias, antivirais, emolientes, antifúngicas, antimicrobianas e cicatrizantes. Dentre os usos a planta saião para gastrite é um dos mais conhecidos. Veja nesse artigo mais sobre o tema.
O que é o saião?
O saião é uma planta muito conhecida por seus atributos medicinais. Ela também é encontrada com outros nomes como folha-da-costa, folha-da-fortuna ou orelha-de-monge. Apesar de ser lembrada, principalmente, para o tratamento de distúrbios estomacais, ela também pode ser usadas em outras situações que necessitem de ação anti-inflamatória, anti-hipertensiva, antimicrobiana e cicatrizante.
Trata-se de um material fácil de ser encontrado em lojas de produtos naturais e pode ser consumida como suco, chá, em forma de infusão ou em pomadas.
Esta planta é muito difundida na região amazônica, onde há tempos é utilizada pelos indígenas no tratamento de diversas doenças. Boa parte de suas características curativas está atrelada a composição rica em bufadienólides, substância parecida com as encontradas em medicamentos para insuficiência cardíaca congestiva.
Dentro do conhecimento dos índios, a infusão da planta combate a febre, tosse e infecções respiratórias. Para ter uma maximização dos efeitos é aconselhável o consumo da bebida duas vezes por dia. O produto advindo do maceramento do saião é utilizado de forma direta no tratamento de queimaduras, cortes e outras afecções da pele.
Além dos atributos que já foram citados no texto, o saião para gastrite tem sua eficiência reconhecida. O chá é uma referência natural para o tratamento de distúrbios digestivos muito atrelados aos hábitos pouco saudáveis que temos no dia a dia.
Receitas da planta saião para gastrite
O tratamento para gastrite através do saião se dá em duas formas básicas, o suco e o chá. Veja as receitas aqui no Nota de Rodapé a seguir:
Suco de saião para gastrite
No liquidificador, bata 3 folhas de saião somado a um copo pequeno de água. Retire a mistura e coe. O tratamento deve ser feito duas vezes ao dia com consumo constante por pelo menos 10 dias. Recomenda-se a primeira dose meia hora antes de comer qualquer coisa ao acordar.
Chá de folhas de saião para gastrite
A receita do chá leva 3 colheres de sopa das folhas frescas da planta. Ferva 250 ml de água e coloque as folhas em infusão por cerca de 5 minutos, depois basta coar e beber.