Pular para o conteúdo

Plantas Medicinais de A à Z: Conheça 22 e Seus Benefícios

Conheça neste artigo algumas plantas medicinais de A à Z, e seja capaz de conquistar mais saúde e qualidade de vida com medicamentos naturais e menores efeitos colaterais.

plantas medicinais de A à Z

Plantas Medicinais ( Foto: Freepik )

Ao mesmo tempo, que a indústria farmacológica cresce e se moderniza, as pessoas procuram um caminho aparentemente retroativo, buscando cada vez mais tratamentos naturais a base de plantas, frutos e raízes. Prova disso é que apenas em 2016 o Ministério da Saúde registrou um crescimento de 160% na busca por tratamentos naturais apenas na rede pública.

De lá para cá, esse crescimento o número de pessoas que procuram mais saúde e qualidade de vida através das plantas medicinais subiu ainda mais. Por isso, trouxemos neste artigo algumas plantas que curam de A à Z, conheça algumas aqui no Nota de Rodapé.

Plantas Medicinais de A à Z

Veja a seguir algumas plantas que curam de A à Z e para que elas servem:

Alfazema

Suas propriedades antissépticas, cicatrizantes, antidepressivas, analgésicas e sedativas, a alfazema também é muito poderosa na estimulação da circulação. Ela pode ser usada no tratamento de nevralgias, reumatismo, vertigens, insônia, feridas, contusões, má digestão, faringite, asma, laringite, cistites, bronquite, enxaquecas, inapetência, sarna e muito mais.

Bardana

Possui propriedades antibióticas, diuréticas, anti-inflamatórias, depurativas, bactericidas e cicatrizantes. Indicada para o tratamento de problemas na pele, diabetes e no combate ao reumatismo, anemia, artrite, hemorróidas e muito mais.

Cânfora

Essa planta pode ser usada no tratamento para problemas de fígado, enjoos, intestino, fraqueza, gases, nevralgias e dores reumáticas.

Dente de leão

Diurético, tônico hepático e depurativo. Essa planta também pode ser usada para o combate a diabetes, como antiescorbútico, laxante e antiácido.

Endro

Planta medicinal muito usada para o tratamento de irritações e inflamações na garganta e para o combate ao enjoo, cólicas e gases.

Fáfia

Conhecida como o Ginseng brasileiro, essa é uma das plantas que curam de A à Z indicada como revitalizante, rejuvenescimento, estimulante sexual, combate ao estresse, inibição do crescimento de tumores e muito mais.

Genciana

Indicada como digestivo, estimulante de apetite, depurativo, antitérmico, vermífugo, essa planta também pode ser usada para o tratamento de problemas gastrointestinais.

Hortelã-pimenta

Conta com propriedades antissépticas e expectorantes, sendo muito indicada para o tratamento de estafa, dores nevrálgicas, abdominais, e para o combate de problemas respiratórios, tosses e gripes.

Inhame

Promove a limpeza do sangue, do intestino e rins, fortalece o sistema imunológico, aumenta a fertilidade feminina e atua como regulador de ciclo, além de contar com propriedades anti anêmicas.

Jambolão

Suas folhas possuem propriedades adstringentes muito indicadas para o combate a diabetes. Já os frutos contam com alta concentração de antioxidantes, e também reduzem o nível de açúcar no sangue.

Kava-kava

É mais uma das plantas que curam de A à Z que promove um efeito relaxante e sedativo, seus princípios atuando diretamente no relaxamento muscular e ajudam no combate a enxaqueca, reumatismo e até mesmo resfriados.

Língua de vaca

Indicado para alívio de ferimentos é um excelente cicatrizante, e anti-inflamatório, possuindo ainda ação tônica efetiva no combate a coceiras, blenorragia e erupções cutâneas.

Mulungu

Um poderoso analgésico e calmante, muito indicado para o tratamento de ansiedade, insônia e combate a pressão alta.

Nó de cachorro

Muito usado como revigorante mental, físico, afrodisíaco e regulador orgânico, essa planta medicinal é também muito eficaz na prevenção de úlceras, combate a perda da memória e fadiga.

Orégano

Além de tempero essa é uma das plantas que curam de A à Z que pode ser usada como estimulante das funções biliares e gástricas, expectorante e sedativo, sendo indicado para dores na garganta, resfriados, cólicas, tosse, dores de cabeça e mais.

Pariparoba

Muito usada para combater resfriados, azia, problemas de baço e fígado, tratamento de hemorróidas e úlceras. Além disso, mastigar sua raiz alivia dores de dente.

Quina-quina

Uma árvore cuja suas raízes e cascas possuem propriedades adstringentes e antisséptico, sendo indicada para o tratamento de gripes, anemias, febres e casos de malária, além de melhorar funções gástricas, intestinais e hepáticas.

Romã

A casca dessa planta possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e vermífugas, sendo muito usada para problemas de garganta, combate a vermes e cólicas, por isso é considerado uma das melhores plantas que curam de A à Z.

Sabugueiro

Antitérmico, muito usado no combate a resfriados e gripes, caxumba, sarampo, ácido úrico, e na eliminação de cálculos renais e toxinas no sangue.

Tomilho

Antiespasmódico, antisséptico, vermífugo e carminativo. Um tempero comum, que também possui ação digestiva, estimulante e ajuda no combate a problemas respiratórios.

Urtiga

Vasoconstritora, depurativa e revitalizante, ela pode ser usada para melhorar a circulação, diminuir o açúcar no sangue e fortalecer o cabelo.

Velame do Campo

Depurativo, muito usado para o combate a artrite, reumatismo, infecções na pele, coceiras e eczemas.

Zedoária

Combate gases, gastrite, mau hálito, úlceras, estomatites, colesterol, hepatite, insônia, dermatose e muito mais.