Para quem ainda não conhece, a sálvia é uma planta com propriedades medicinais, podendo ser utilizada para o tratamento de uma grande variedade de doenças, tais com gengivite e bronquite.
Além disso, ela ainda é muito conhecida por seu aroma e sabor únicos e deliciosos, sendo um excelente tempero para alimentos.
O nome científico da planta é Sálvia Officinalis. A parte da planta que é utilizada são as suas folhas, bem como sua floração.
Para que Serve a Sálvia?
A sálvia é uma planta que oferece uma grande variedade de benefícios, graças as suas propriedades poderosas. Dessa forma, ela pode ser benéfica para o tratamento de caspa, aftas, catarro, bronquite, gengivite, vômito, reumatismo, tosse, má digestão e diarreia.
Como já foi dito anteriormente, a sálvia também pode ser excelente para auxiliar na menopausa, atuando no organismo reduzindo as ondas de calor comuns nesse período.
Mais do que isso, a sálvia também é amplamente utilizada como um tempero culinário. Ela ainda possui propriedades que fazem com que ela seja usada na indústria alimentícia como um 19.
Ela ainda pode atuar como um desodorizante e possui ação antitranspirante. Por isso é que, sem dúvidas, podemos dizer que a sálvia é muito poderosa!
Como usar a sálvia
Como já foi dito, a parte da sálvia que é utilizada são as suas folhas e flores, bem como o óleo essencial da mesma para diversas finalidades, como temperos, chás, tinturas e também extratos.
Mais do que isso, a sálvia ainda pode ser usada no preparo de enxaguante bucal, que pode ser preparado da seguinte forma:
- 250 ml de água fervente
- 2 colheres de chá de folhas de sálvia
Ponha a água para ferver, desligue o fogo e acrescente as folhas de sálvia. Deixe essa infusão repousar por cerca de 10 minutos. Depois, basta coar a mistura e usá-la para fazer gargarejos.
O chá de sálvia, por sua vez, pode ser preparado para ajudar contra a má digestão e é preparado de forma muito semelhante ao ensinado acima.
Causa efeitos colaterais?
De uma forma geral, é possível afirmar que a sálvia tende a ser muito bem tolerada. No entanto, se for consumida em excesso pode causar alguns efeitos colaterais tais como:
- Aumento da pressão sanguínea
- Diminuição do ritmo cardíaco
- Irritação cutânea
Além disso, a sálvia ainda contém cânfora, que é uma substância potencialmente perigosa se for ingerida em maior quantidade. O mais importante de tudo é sempre consumir de forma moderada e os benefícios virão à longo prazo.
Tem contraindicações?
A gestação, bem como o período de amamentação, são muito particulares. Por isso é que a sálvia deve ser evitada durante essa fase da mulher.
O mesmo vale para pessoas com tumores que sejam hormônio-dependentes, que possuam doença do sistema nervoso central ou que tenham problemas cardíacos e disfunções renais.
A sálvia ainda é contraindicada para aquelas pessoas que fazem uso de hormônios como anticoncepcionais, bem como no uso de anticonvulsivantes, hipoglicemiantes e sedativos.