Pular para o conteúdo

Silimarina Emagrece? Aprenda Como Usar e Conheça os Efeitos Colaterais Desta Planta

Também chamada de Cardo de leite, a Silimarina nada mais é do que uma substância considerada milagrosa por muitos. Isso porque ela pode oferecer um grande benefício para quem está buscando emagrecer, que é um dos seus maiores benefícios.

silimarina emagrece mesmo

Essa é uma planta medicinal altamente nutritiva, que pode contribuir beneficamente para a resolução de uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo uma melhora na saúde do fígado.

Será Que a Silimarina Emagrece Mesmo?

Sim, de fato esta planta ajuda a emagrecer, tendo em vista que ela age diminuindo o nível de glicose no sangue, ela acaba contribuindo para a perda de peso, pois ajuda a controlar a fome.

Mas é importante saber que não se trata de nenhuma “fórmula ou produto milagroso para emagrecimento”, ela apenas age em algo que pode ajudar as pessoas a emagrecer, afinal, a maioria das pessoas acabam engordando ou não conseguem emagrecer justamente por comer demais, ou seja, por não terem um controle sobre a fome em exagero.

Se você tem problema com isto, ou seja, em controlar sua fome, então certamente que a Silimarina pode te ajudar e contribuir para seu emagrecimento.

Como usar a silimarina

A similarina é, normalmente, utilizada por ingestão via ora em forma de chá ou suplementos. Mais do que isso, ela também pode ser combinada com outras plantas medicinais para ter seus benefícios potencializados.

Para quem quer mais praticidade, saiba que é possível encontrar a silimarina em forma de cápsulas, tanto pura quanto combinada com outros ingredientes para finalidades específicas.

A dose diária recomendada é de cerca de 420 gramas por dia. No caso de suplementos combinados, prefira aqueles que tenham a silimarina em, pelo menos, 70% da composição.

No caso de chás, não se deve ultrapassar a dose diária de 6 xícaras!

Tem efeitos colaterais

A maioria dos usuários sente o efeito laxante com o uso da silimarina, que pode vir acompanhado de outros sintomas, tais como dor e desconforto abdominal e também desidratação, entre outros.

Dentre os outros efeitos colaterais da silimarina, podemos citar os seguintes:

  • Inchaço;
  • Indigestão;
  • Gases;
  • Náusea;
  • Dores estomacais;
  • Diarreia.

As pessoas que possuem alguma condição hormonal, como o diabetes, ou que tomam estatinas, medicamentos para ansiedade, estrogênio, anticoagulantes, medicamentos para o câncer, anticonvulsivos ou antialérgicos, sempre devem consultar um médico antes de optar pelo uso da silimarina. Isso porque podem ocorrer interações sérias da planta com o medicamento.

No caso de mulheres com câncer de ovários ou de útero, o uso da silimarina é contraindicado.