A tanchagem é uma planta simples de ser encontrada e cultivada, usada em todo o mundo como forma de emplastros e chá que pode ser ingerido, usado em bochechos, na lavagem de ferimentos e muito mais.
Essa planta possui cerca de 158 tipos, e entre eles o mais comum, especialmente no Brasil é o Plantago major L. (imagem a seguir), também chamado como tanchagem-terrestre, carrajá, acatá, erva-de-ovelha, transagem, plantago, tansagem, tranchagem ou trançagem.
Para que serve?
As folhas dessa planta medicinal podem ser usadas no tratamento de diversas doenças, desde infecções e problemas respiratórios, até como fluidificante de secreções, gargarejos para o tratamento de problemas na boca e garganta, alívio da tosse, tratamento de laringite, amigdalite, faringite, aftas e mais.
O chá de tanchagem, entre outras coisas, serve também para o alívio de infecções urinárias, problemas no fígado, espasmos estomacais, azia, diarréia, eliminação de líquidos, controle da perda urinária noturna, etc.
Além de poder ser ingerido para o tratamento dessas e outras doenças, o chá de tanchagem também pode ser usado externamente para o tratamento de feridas e tratamento de furúnculos, visto que ele é um poderoso cicatrizante, fungicida e anti bactericida.
O chá desta planta medicinal também é muito eficiente no tratamento de queimaduras, inclusive solares, picadas de insetos e animais peçonhentos, tratamentos vaginais, hemorragias nasais, conjuntivite, terçol e outras irritações oculares, rinite, sinusite, asma, bronquite, varizes e mais.
Como colher as folhas e preparar o Chá de Tanchagem?
Essa é uma planta muito comum, que possui mais de 150 tipos, por isso, é preciso estar atento a algumas características físicas da tanchagem, para que ela não seja confundida com outras plantas.
A tanchagem é uma planta rasteira, que pode ser encontrada em terrenos, praças, trincos de calçada e mais uma série de lugares. Sua principal característica são os veios nas folhas, que podem chegar ao máximo de sete.
É importante que, ao colher estas folhas de um lugar público, ou o terreno de outra pessoa, você se certifique que aquele solo não é contaminado, vale a pena se informar também se muito animais, em especial cães, circulam pelo lugar. Ciente dessas informações, basta que você colha as folhas, e antes de preparar o chá, lave-as muito bem, duas ou três vezes.
A proporção mais comum para o preparo do chá de tanchagem é de duas colheres de sopa dessa planta para um litro de água. Leve tudo ao fogo e assim que levantar fervura, apague a chama e abafe a mistura dentro da panela por 10 minutos.
Você pode ingerir uma xícara a cada 6/8 horas, dependendo do tipo de tratamento que está buscando e do nível do problema. A mesma receita pode ser feita para bochechos, gargarejos, lavagem de ferimentos, banho de assento e mais.
Pomada de Tanchagem e Emplastro
No caso de picadas de insetos e outros animais peçonhentos, existem duas opções de uso da tanchagem. A primeira, mais recomendada para emergências é apenas mascar a folha (lavada) e aplicá-la diretamente sobre a picada. A segunda consiste em preparar uma pomada da folha e deixá-la na geladeira, sempre acessível.
Para o preparo da pomada, basta que adicione um punhado de folhas de tanchagem limpas e secas, dentro de um pote de vidro esterilizado (com água fervente) e algumas colheres de óleo de coco. Leve a mistura em banho maria, e assim que o óleo de coco derreter, e ficar bem esverdeado, coe a mistura e espere esfriar. Depois disso é só acomodar a mistura em potinhos e guardar na geladeira.