A vitamina A é parte do grupo de vitaminas lipossolúveis e elas podem ser encontradas em das diferentes fontes. A primeira delas é em alimentos de origem animal, sendo encontrada na forma de retinódes.
Já nos alimentos de origem vegetal ela é encontrada na forma de carotenoides, incluindo o betacaroteno.
São essas as substâncias que são convertidas em Vitamina A no nosso organismo quando são ingeridas.
Para que Serve a Vitamina A
A vitamina A atua no nosso organismo de duas formas. Primeiramente ela contribui muito para uma boa visão, visto que atua protegendo a córnea e favorece a proliferação e diferenciação correta das células.
Além disso, ela contribui para um bom desenvolvimento fetal, sendo muito recomendada para gestantes. Por fim, ela também é muito importante para o processo de formação da pele.
Principais Fontes de Vitamina A
A vitamina A é muito importante para o funcionamento do organismo e, como já foi dito, pode ser obtida através de alimentos de origem animal e vegetal. Então, veja algumas das principais fontes de Vitamina A:
- Fígado bovino: ajuda a melhora o sistema imune;
- Queijos: o queijo minas, o queijo prato e o requeijão são os tipos que possuem mais Vitamina A;
- Ovo: é um dos alimentos mais nutritivos que contém vitamina A, sendo que ela é encontrada principalmente na gema;
- Batata doce: especialmente o tipo de batata doce roxa oferece uma importante dose dessa vitamina;
- Leite: o leite integral é o tipo que possui uma boa quantidade de Vitamina A.
- Manga: é rica em Vitamina A, especialmente quando está mais madura;
- Mamão papaia: pode oferecer até um terço da Vitamina A indicada no consumo diário;
- Laranja: essa fruta também oferece uma boa quantidade da vitamina;
- Damasco: como contém uma ótima concentração de Vitamina A, é considerado um excelente antioxidante;
- Abóbora: a vitamina A desse alimento é bastante indicada para a pele;
- Cenoura: aliada na diminuição do risco de câncer, esse alimento é uma rica fonte de vitamina A e ainda ajuda a retardar o envelhecimento;
- Espinafre: apenas uma xícara de espinafre pode oferecer a quantidade diária de vitamina A que uma pessoa necessita;
- Brócolis: esse alimento oferece uma excelente absorção da vitamina A, sendo ótimo para o sistema imune;
- Pêssego: essa é uma das frutas com maior quantidade de vitamina A, com alto poder antioxidante.
Deficiência de Vitamina A
É possível identificar a deficiência de vitamina A através de um exame que avalie a dosagem de retinol no leite materno, no caso das lactantes, ou retinol sérico.
Além disso, fazendo perguntas sobre a dieta do paciente, a nutricionista também pode descobrir se há deficiência. Para isso, o paciente vai contar a respeito da sua alimentação e o médico irá calcular quanto de cada nutriente é ingerido.
No caso de deficiência da vitamina, o paciente pode apresentar uma série de problemas, tal como cegueira noturna, que pode até evoluir para uma cegueira total e outras complicações.
Mais do que isso, a falta da vitamina A ainda pode levar a endurecimento das membranas mucosas gastrointestinal, respiratória e urinária, diminuição do paladar e do olfato, aumento na gravidade de infecções simples, como diarreias, ressecamento do branco cos olhos e da córnea, estresse e outros.
No caso de crianças, a falta da Vitamina A pode causar cegueira e também o aumento do risco de mortalidade.
Benefícios da Vitamina A
Como já foi possível notar, a vitamina A é muito benéfica para o organismo, especialmente para os olhos e pele. Veja todos os seus benefícios:
- Saúde dos olhos: protege a córnea, sendo que sua ausência pode causar problemas oculares sérios.
- Saúde da pele: ela ajuda a cuidar da função e da integridade das células das mucosas e da pele. Ela também atua no epitélio da pele.
- Crescimento: essa vitamina é essencial para o desenvolvimento da criança de diversas formas. Ela contribui para a divisão e proliferação celular e ainda regula o gene essencial para a produção do hormônio do crescimento.
- Evita infecções: as células das mucosas que fazem o revestimento do sistema digestivo, das vias respiratórias e do trato urinário são como barreiras contra infecções. Quando debilitadas, o organismo fica mais vulnerável. Além disso, a Vitamina A ainda contribui para a formação das células brancas do sangue, que apresentam um papel muito importante no sistema imunológico.
- Ação antioxidante: a vitamina a é uma poderosa antioxidante, combatendo os radicais livres. Com isso, ajuda a combater agentes que podem atuar de forma nociva no organismo, causando catarata, arteriosclerose, tumores e outros.
Vale lembrar que todos esses benefícios citados acima são cientificamente comprovados, ou seja, são respaldados pela ciência. No entanto, alguns outros benefícios da Vitamina A ainda estão sendo estudados, tal como a sua contribuição para a prevenção do câncer e a sua importância para as gestantes.