Pular para o conteúdo

Bálsamo É Bom Para Que? Conheça os Benefícios Desta Planta Medicinal

Entre as plantas medicinais o bálsamo é uma das ervas mais conhecidas, graças às suas propriedades relacionadas a problemas digestivos e estomacais.

Uma planta conhecida como sendo um tipo de ‘gordinha e/ou suculenta’ devido às características de suas folhas, que pode ser facilmente encontrada em muitas casas de todas as regiões do país.

balsamo planta

O bálsamo (Sedum dendroideum) é chamado popularmente também de balso, pau-de-bálsamo, cabureiba, óleo-vermelho, pau-vermelho e cabraiba.

Para que serve a Planta Bálsamo?

É uma planta medicinal rica em substâncias como taninos hidrolisáveis, alcalóides piperidínicos, sesquiterpenos, mucilagens e triterpenos.

Propriedades que tornam essa planta uma excelente aliada no combate de problemas como feridas gangrenosas, bronquite crônica, contusões, machucados, torções, frieira, queimaduras, dor de dente e ouvido, alergias cutâneas, picada de inseto, herpes labial, assaduras, eczemas, enxaqueca, problemas no trato urinário e epilepsia.

No entanto, os tratamentos mais conhecidos com essa planta medicinal são para:

Problemas Digestivos

Seu poder anti-inflamatório, principalmente relacionado a questões gástricas, foi comprovado cientificamente em 2005, quando uma pesquisa mostrou que o bálsamo é rico em Kaempferol, um ativo muito eficaz para a proteção do estômago o que o torna um aliado nos problemas digestivos, como má digestão, azia, queimação e mais.

Tratamento de Gastrite

Mais um estudo realizado anos depois, em 2014, mostrou que a ação protetora do bálsamo no estômago também é muito eficiente no combate de gastrites e úlceras causadas pelo consumo excessivo de álcool ou uso de medicamentos como anti-inflamatórios. Isso, graças a uma substância chamada sulfidrílicos.

Controle da Diabetes

No mesmo ano, em 2014, mais um estudo afirmou que essa planta medicinal também é rica em flavonóide canferitrina, um ativo capaz de estimular a produção de uma enzima chamada fosfofrutoquinase, responsável por melhorar o funcionamento das células hepáticas responsáveis, juntamente com a insulina, por controlarem os níveis sanguíneos de glicose.

Saúde e Beleza da Pele

O óleo retirado do caule dessa planta medicinal é uma poderosa mucilagem, rico em substâncias hidratantes, nutritivas e auxiliadoras no reparo da pele. Ou seja, o bálsamo é um poderoso regenerador celular, capaz de eliminar manchas na pele e reduzir linhas de expressão.

Como usar o Bálsamo

A maioria dos pesquisadores e profissionais mencionam que a melhor forma de usar essa planta é crua, ou seja, basta colher as folhas, lavar bem e comê-las. Mas, se você preferir usá-lo de outras maneiras, veja as recomendações a seguir:

Suco de bálsamo: Bata 10 folhas de bálsamo, em 1 copo e ½ de água filtrada e adoce como preferir. Beba em seguida.

Chá de bálsamo: ferva meio litro de água com 5 folhas de bálsamo por 10 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e deixe o chá descansar (abafado) por mais 10 minutos. Coe e adoce como preferir.

Emplastro de bálsamo: para usar a planta de forma tópica, basta macerar algumas folhas (quanto achar suficiente), com um pouco de azeite de oliva, até que vire uma pasta bem espessa e aplicar diretamente sobre a área afetada.

Contraindicações

De acordo com diversos especialistas, não existem contraindicações para o uso do bálsamo. O que a maioria deles indicam é que o consumo diário não ultrapasse 10 folhas, quando estivermos falando de ingestão.

Mas, vale mencionar que essa indicação é feita apenas para evitar possíveis desconfortos intestinais, como a diarreia e cólicas, por exemplo. Além disso, se você já faz uso diário de algum medicamento, é importante que você fale com seu médico antes de iniciar o uso desta planta.