O chá de erva doce possui uma grande variedade de benefícios por ser rico em diversos nutrientes. Além de combater os radicais livres, ele é muito bom para o Sistema Digestivo, Doenças Respiratórias, Mau Hálito, Sintomas da Menopausa e Cólicas, Retenção de Líquidos, Saúde dos Olhos e Saúde do Coração.
Então, agora vamos conhecer em detalhes cada um destes principais benefícios do chá de erva doce que o Portal Nota de Rodapé separou para você:
1 – Sistema digestivo:
É um eficiente auxiliar no trato do aparelho digestivo, sendo usado desde os antigos povos egípcios e romanos. Esse chá elimina dores intestinais em pacientes portadores de colite (inflamação do intestino grosso).
Aumenta a motilidade gástrica e a excreção do ácido gástrico. Alivia sensação de inchaço, gases e distúrbios gastrointestinais. O chá de erva doce é tradicionalmente usado com uma alternativa natural para aliviar as cólicas dos bebês.
Um estudo realizado em 2003 e publicado na “Alternative Therapis” (terapia alternativa) relata que o chá de erva doce para bebê deu um resultado positivo de 65% na eliminação da cólica nos bebês que fizeram uso dele.
O chá ajuda o bebê a expelir os gases e diminuir os movimentos peristálticos, trazendo alívio ao desconforto causado, induzindo a um sono mais tranquilo. É uma erva consagrada pelas vovós e mamães a muito tempo.
Alertamos que o bebê não deve ser medicado, mesmo que seja uma alternativa natural, sem a orientação do seu pediatra.
2 – Doenças respiratórias
O chá de erva doce é bastante usado como uma opção caseira para tratar tosse crônica e bronquite. Pode auxiliar também a soltar o catarro quando o sistema respiratório está congestionado.
3 – Mau hálito
A halitose (mau hálito) é um problema geralmente decorrente de problemas digestivos. Com o uso do chá de erva doce seu sistema digestivo se torna saudável eliminando ou diminuindo o mau hálito. Neste caso o chá deve ser usado para fazer gargarejo e enxague bucal.
4 – Sintomas da menopausa e cólicas menstruais
O chá de erva doce é muito popular no tratamento da dismenorreia, que são as cólicas do período menstrual. Devido suas propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas, ele age relaxando os músculos uterinos. Além disso, ainda regula os ciclos e o fluxo menstrual.
Já na menopausa, alivia as ondas de calor controlando os níveis de estrogênio.
5 – Retenção de líquidos
Por ser uma planta medicinal diurética o chá de erva doce diminui a retenção de líquidos e por consequência diminui o inchaço que é resultante deste acumulo. Elimina este excesso através da urina.
6 – Saúde dos olhos
O chá da erva doce ajuda a eliminar inchaço, olhos doloridos e infecções. Com o auxílio de compressas de algodão embebidas no chá aplique nos olhos.
7 – Saúde do coração
A erva doce é fonte de vitaminas e antioxidantes que podem contribuir para o revigor do coração.
8 – Combate radicais livres
Graças a sua propriedade antioxidante combate os radicais livres, substância nociva no organismo, que favorecem o surgimento de doenças como Alzheimer, câncer, derrame, além do envelhecimento precoce.