Dificilmente encontraremos uma casa que não tenha tomate para o uso culinário. Talvez, seja o alimento mais consumido entre as frutas, verduras e legumes pelos brasileiros. De origem nas Américas Central e do Sul, as primeiras impressões sobre o tomate remontam ao México, levado para a Europa em meados de 1.595. Aprenda como plantar tomate orgânico em casa e tenha um produto de qualidade. Dito isso, devido as muitas pragas, o tomate vendido em grande escala recebe muitos agrotóxicos que podem fazer mal a nossa saúde.
Além disso, plantar em sua casa seu próprio tomate, lhe garantirá a certeza de que está consumindo um produto livre de agrotóxicos. Existem muitas variedades de tomate, entretanto, as mais cultivadas em casa são os tomates-redondos, caqui e o cereja. Estes últimos são pequenos e muito usados para pratos decorativos. Todas essas variedades se dão bem com nosso clima tropical. Veja abaixo como plantar tomate orgânico em casa.
Plantando tomate em casa
O tomate pode ser cultivado tanto em vasos como em canteiros, isso dependerá do espaço e da quantidade de pés de tomate que serão plantados. Ademais, para quem quer plantar em vasos o mais recomendado é utilizar o tomate-cereja que pode ser utilizado até como parte decorativa de uma cozinha, por exemplo.
Quanto a temperatura ideal é entre 20º C e 26º C o tomate não é muito adaptável a temperaturas muito frias e nem extremamente quentes. A exposição direta a luz do sol durante todo o dia é bastante recomendado. Caso a temperatura seja muito fria ou muito quente, abaixo de 15º C ou acima de 35º C, é possível cultivar numa estufa.
Preparando o solo
Além disso, é importante que o solo onde será plantado o tomate tenha boa drenagem e seja rico em pH entre 5,5 e 7. Outro detalhe é evitar o plantio em terrenos que hospedaram outras plantas como pimentão, batata, pimentas e outras do tipo. Embora o solo precise estar bem umedecido, deve-se evitar o encharcamento. A fertilidade do solo exigirá bom material orgânico.
O processo de irrigação deve evitar que o solo fique totalmente seco, mas da mesma importância, deve ser o cuidado em evitar o encharcamento. Por isso, faça a rega uma vez por dia ou se julgar necessário duas vezes, uma pela manhã e outra no final da tarde. Antes de plantar diretamente no solo desejado, é recomendado fazer as mudas e depois plantá-las. As sementes para as mudas devem ser colocadas em buracos de 1 centímetro, sendo cinco sementes por cova.