Você sabe o que é Acne, porque ela surge e o que fazer para se ver livre dela? Talvez você nem imagine, mas a alimentação tem uma forte influência no surgimento de espinhas. Então, como pode provocar o surgimento da acne, é claro que também pode ajudar de forma positiva, contribuindo para o controle desse problema.
Por isso, além de uma boa rotina diária de cuidados com a pele, usando os produtos adequados para seu tipo de pele, é muito recomendado que se adote também uma boa alimentação, que ajude o corpo a combater o problema.
O Que É Acne?
A acne nada mais é do que uma resposta imunológica do organismo à presença de uma bactéria, chamada P.acnes.
Acontece que todos temos essa bactéria na pele, porém, quando algumas glândulas apresentam uma produção exagerada de sebo, cria um ambiente propício para a proliferação dela.
Quando ela se prolifera muito, o organismo cria uma inflamação, a fim de proteger aquele poro, e é então que temos uma espinha com pus.
O Que Pode Agravar a Acne?
Hormônios que agem nas glândulas sebáceas podem influenciar o surgimento da acne e também explica perfeitamente por que motivo essa é uma condição bastante frequente na puberdade e também no período pré-menstrual.
Cosméticos e maquiagens com base oleosa também podem causar o entupimento dos poros. Outro fator que influencia é ter uma alimentação rica em açúcares e gorduras, pois acentua os problemas inflamatórios e afeta a regulação hormonal.
Alimentos Que Ajudam a Controlar a Acne
Uma dieta rica em vitaminas e minerais são a base para um corpo em equilíbrio. Mais do que isso, alguns alimentos ainda possuem ação anti-inflamatória, que ajudam a amenizar a produção do sebo da pele. Vamos conhecer os alimentos que podem ser nossos aliados contra a acne:
Castanha do Pará
É ótima para lanchinhos e é rica em zinco, que é um nutriente com altíssimo potencial anti-inflamatório, o que dificulta a proliferação e bactérias na face.
Vitamina C e Vitamina E
Ajudam a fortalecer a imunidade, além de oferecer um efeito calmante para a pele e estimular a produção natural de colágeno. Essas vitaminas podem ser encontradas no abacate, mamão, laranja, limão e outros.
Salmão, Brócolis e Cenoura
São alimentos ricos em vitamina A, que são antioxidantes de alto desempenho, contribuindo para a regeneração celular e reduzindo a produção das glândulas sebáceas
Chocolate pode?
Por muito tempo ele foi visto como um vilão, mas isso é um grande engano, visto que o problema é mesmo o açúcar.
Por isso, a dica é optar por versões que tenham um teor de 60% cacau ou mais e, preferencialmente, sem adição de leite e açúcares.