Extraído da árvore de mesmo nome, que é uma planta de grande porte predominante na floresta amazônica, o óleo de copaíba, conhecido também como bálsamo de copaíba tem mostrado uma grande variedade de propriedades medicinais e benéficas para o organismo.
O Bálsamo de Copaíba já era popularmente usado há décadas, porém agora a ciência resolveu estuda-lo e confirmou seus benefícios.
As pesquisas e estudos realizados mostram que ele é mesmo muito eficiente para a diminuição de processos inflamatórios, contribui para a pele e pode até dar mais ânimo.
Para Que Serve o Óleo de Copaíba
Uma das principais propriedades do óleo de copaíba é sua poderosa ação anti-inflamatória. Por isso é que ele é muito utilizado para o alívio de dores musculares.
No entanto, seus usos e aplicações não param por aí não, veja:
- Ajuda no tratamento de problemas de pele, como psoríase, eczema e dermatites;
- Serve como um hidratante para a pele;
- Atua acelerando a cicatrização;
- Serve para tirar a infecção e esterilizar ferimentos;
- Diminui a oleosidade produzida pela pele;
- Ajuda na expectoração, contribuindo para a diminuição dos acessos de tosse;
- Diminui a pressão arterial;
- Ajuda a acalmar a mente e combater o estresse;
- Reduz as dores características das doenças reumáticas;
- Atua no tratamento de infecções do trato urinário.
Embora ainda não seja comprovado, existem alguns indícios que mostram que o óleo de copaíba também pode ser utilizado no tratamento de alguns tipos de câncer, como é o caso do câncer de pele.
Benefícios do Óleo de Copaíba
O que não faltam são benefícios para esse óleo incrível que tem muitas funções, contribuindo positivamente para a saúde. Então, veja alguns benefícios do óleo de copaíba:
Trata problemas de pele
Essa é uma das principais indicações de uso desse poderoso óleo por causa do seu grande poder bactericida e anti-inflamatório. Assim, muito além de nutrir a pele ele ainda contribui para acabar com problemas como erupções, picadas de inseto, pé de atleta e outros.
Para hidratar o rosto, é só massageá-lo com um algodão com o óleo de copaíba. Ele ainda ajuda a suavizar rugas e marcas de expressão.
Ação analgésica
O óleo de copaíba possui ação relaxante muscular e analgésico para dores articulares quando aplicado diretamente sobre a pele.
Dessa forma, pode ser usado em tratamentos para fibromialgia, gota, artrite e até lesões esportivas.
Tratamento de doenças respiratórias
Com sua ação expectorante ele ajuda no relaxamento dos músculos expiratórios e gera a desobstrução dos alvéolos pulmonares. Por isso pode ser usado no tratamento de bronquite, asma, pneumonia, pigarros, sinusite, rinite e outros.
Bactericida e anti-inflamatório
Sem dúvida essa é uma das propriedades mais requisitadas do óleo de copaíba.
As pesquisas apontam que esse óleo possui um alto teor de betacariofileno. Esse composto também é encontrado na pimenta-do-reino, orégano, manjericão, alecrim e até na maconha.
Por sua vez, essa substância ajuda a bloquear a ação de organismos nocivos, tais como bactérias, germes, vírus e outros agentes patogênicos.
Poder calmante
O óleo de copaíba também contribui para acalmar o sistema nervoso. Justamente por isso é que esse óleo é muito utilizado na aromaterapia, evitando mudanças de humor e diminuindo a ansiedade.
Ação diurética
O óleo de copaíba tem o poder de aumentar a frequência urinária, podendo contribuir para a eliminação de toxinas e diminuição do inchaço.
Com essa propriedade, ele se torna benéfico para a diminuição da pressão arterial, sendo usado como uma forma natural de controlar a hipertensão.
Ingerir esse óleo também é benéfico para tratar infecções do sistema urinário, tal como a uretrite e a cistite.
Como Usar?
Obviamente, o modo de usar vai depender da finalidade para a qual o óleo de copaíba está sendo empregado.
No entanto, a forma mais segura de administrar esse produto é aplicando-o diretamente sobre a pele ou também nos cabelos.
Já a ingestão do óleo de copaíba, que possui um sabor amargo, só deve ser feita sob orientação médica e nas quantidades indicadas.
Como Usar Óleo de Copaíba na Pele
Para utilizar na pele é muito simples, pegue o óleo de copaíba, pingue de 2 a 3 gotas em cima da pele no local desejado e massageie, fazendo movimentos circulares. Essa aplicação pode ser feita uma vez ao dia, por uma semana.
No entanto, caso haja irritação na pele, suspenda o uso desse óleo.
Como Usar Óleo de Copaíba no Cabelo
Para o tratamento dos cabelos, deixando-os mais fortes e recuperados, basta aplicar de 3 a 4 gotas de óleo de copaíba na palma da mão, esfregue uma mão na outra e depois aplique nos fios de cabelo, massageando desde o couro cabeludo até os fios.
Faça essa aplicação por cerca de 5 minutos diariamente, durante duas semanas, sempre logo depois do banho.
Você ainda pode usar produtos de beleza que contenham o óleo de copaíba, tais como sabonetes e hidratantes.
Contraindicações
De uma forma geral, se for usado corretamente nos cabelos e pele, o óleo de copaíba não costuma causar problemas. Por isso, ele não possui contraindicações.
No entanto, se é necessário ingerir o produto para chegar aos efeitos desejados, o mais indicado é falar com um médico. Somente ele poderá avaliar cada caso individualmente e determinar se o paciente pode ou não fazer uso do mesmo.