O olíbano é uma planta medicinal que provém do Egito, quando era utilizado como incenso com muita frequência. Nos dias de hoje, mais do que incenso, há também o óleo de olíbano, que pode ser usado com finalidade estética e medicinal, tendo muitas propriedades benéficas para o organismo.
Óleo de incenso, como também é chamado, o óleo de olíbano possui uma grande quantidade de componentes que, se usados corretamente, podem trazer uma série de benefícios para a sua saúde.
O fato é que existem muitos relatos do uso desse óleo por civilizações antigas, lembrando que ele possui uma forte ligação com ritos religiosos. Saiba mais sobre ele aqui no Nota de Rodapé.
O Que é o Óleo de Olíbano?
Para quem não conhece, o óleo de olíbano nada mais é do que o extrato da resina ou da goma de olíbano. Ele deriva da Bowsellia Serrtata, que é uma arvore comumente cultivada na Somália, bem como em áreas do Paquistão.
As substâncias que compõem a fórmula do óleo de olíbano possuem rica ação anti-inflamatória, como é o caso do ácido boswélico e do terpeno, que ajudam a proteger as células saudáveis.
O óleo ainda demostra ter uma boa interação com o sistema límbico, do cérebro, além de influenciar o sistema nervoso, entre muitos outros benefícios que veremos mais a seguir.
Dentre os principais componentes do óleo de olíbano temos: actanol, alfapineno, acetato de bornil, acetato de octilo, linalol, acetato de incensole e incensole.
Óleo de Olíbano Para que Serve?
Também conhecido como óleo de incenso, o óleo de olíbano é como um óleo essencial que pode ser utilizado de diferentes formas. Sendo assim, ele pode ser ingerido, utilizado em compressas e vapor, misturado em alguns produtos e até mesmo aplicado puro sobre a pele.
As pesquisas realizadas sobre esse óleo indicam que ele possui uma série de agentes antibacterianos, adstringentes, antissépticos, anti-inflamatórios e antidepressivos. Tudo isso pode ajudar a combater a ansiedade e o estresse, além de aliviar dores, combater inflamações, aumentar as defesas do organismo e ainda ajuda a prevenir uma série de doenças, tal como o câncer.
O olíbano ainda se mostra ser eficiente nos tratamentos bucais, ajudando a combater o problema como cáries e gengivite. Na pele ele contribui para o tratamento de feridas e para deixar a pele mais saudável ao passo que no organismo, ajuda a regular a função hormonal e aumentar a fertilidade.
Principais Benefícios do Óleo de Olíbano
Como já vimos, o óleo de olíbano pode oferecer uma grande quantidade de benefícios para o organismo como um todo, além de poder ser utilizado também de forma tópica. Então, vamos conhecer em detalhes os muitos benefícios que ele pode oferecer:
Diminui os Sintomas da Depressão e Estresse
O óleo de olíbano pode ser usado com um aliado contra a ansiedade e contra os sintomas da depressão, tais como sentimentos negativos que tendem a ser bem comuns.
Quando usado para inalação, ele diminui a pressão alta e reduz a frequência cardíaca, possibilitando um maior relaxamento.
O melhor de tudo é que, ao contrário da maioria dos remédios recomendados para esses fins, o óleo de olíbano não causa efeitos colaterais e nem sonolência.
Diminui Inflamação e Dores
Asma, artrite e muitas outras condições são, normalmente, causadas por moléculas inflamatórias. Por ter ação anti-inflamatória, esse óleo ajuda a tratar esses problemas, reduzindo a inflamação.
Ajuda na Digestão
Como o óleo atua estimulando a secreção das enzimas digestivas, relaxando a musculatura do trato digestivo, aumentando a produção de urina e melhorando a circulação, ele pode contribuir para uma melhor digestão.
Além disso, ele também pode contribuir para a diminuição das cólicas estomacais e para o alívio de náuseas.
Ação Antibacteriana, Antisséptica e Adstringente
O óleo de olíbano pode ser utilizado para prevenir que haja a formação de germes sobre a pele e boca. Por isso, pode ser usado para o tratamento de condições bucais como mau hálito, gengivite, cáries, feridas na boca e outros.
Quando aplicado sobre feridas, ele contribui para a proteção da mesma contra sepsia e tétano. Para feridas internas, ajuda a prevenir infecções.
Melhora a Fertilidade
A estrutura química dele atua de uma maneira semelhante aos esteroides no organismo e é por isso que ele contribui para o aumento da fertilidade. Estudos em ratos mostram que ele pode aumentar a densidade e a motilidade dos espermatozoides do homem.
Melhora a Memória
Pesquisas sugerem que o uso do óleo de olíbano pode contribuir muito para a função do aprendizado e da memória.