A grande maioria das pessoas já conhece a linhaça e tem muita gente que a consome com certa regularidade em forma de farinha ou de semente mesmo, no entanto, o que muitos não conhecem ainda é o óleo de linhaça.
A linhaça é um produto considerado altamente funcional, justamente por causa dos seus muitos benefícios para a saúde, visto que atua tanto na prevenção como no tratamento de uma série de doenças. Além disso, ela também pode ser uma poderosa aliada no emagrecimento.
O que a maioria das pessoas sequer imagina é que o óleo de linhaça é tão benéfico quanto a semente e ainda pode contribuir para a beleza da pele e dos cabelos.
Vale lembrar ainda que existem dois tipos de linhaça, que é a linhaça marrom e a linhaça dourada. Ambas possuem benefícios nutricionais muito parecidos, mas a dourada possui um teor de gorduras boas (ácidos graxos essenciais) mais alto que a marrom.
Benefícios do Óleo de Linhaça
Sem dúvidas, o óleo de linhaça pode oferecer uma série de benefícios para o organismo, sendo muito benéfico no tratamento e prevenção de uma série de problemas de saúde. Então, vamos conhecer os principais benefícios dele:
Rico em Ômega-3 e em Ômega-6
O óleo de linhaça é rico tanto em ômega-3 como em ômega-6, que são essenciais para o organismo, lembrando que o corpo não é capaz de sintetizá-lo. Por isso é indispensável que eles façam parte da nossa alimentação.
Prevenção de Doenças
O óleo de linhaça também é considerado um alimento funcional, visto que ajuda a melhorar a saúde e contribui para o bem-estar, atuando na prevenção de doenças.
Ele ainda ajuda a combater a osteoporose e promove um alívio nos sintomas da menopausa, que podem ser bastante severos para algumas mulheres.
Consumir a quantidade adequada desse óleo ainda pode trazer benefícios em quadros de saúde capilar, psoríase, lúpus, dores articulares e TPM.
Controle do Colesterol e Prevenção de Problemas Cardiovasculares
Por causa do ômega-3, encontrado em abundância no óleo de linhaça, é possível obter uma diminuição do colesterol LDL (ruim) e um aumento do colesterol HDL (bom).
Além disso, ele ainda pode promover uma diminuição da inflamação das artérias, diminuindo o risco de surgimento de problemas como a arterosclerose.
Melhora a Função Intestinal
Como um óleo, ele ajuda a emulsificar o bolo fecal, melhorando o funcionamento dos intestinos, visto que facilita a eliminação das fezes.
Melhora a Saúde da Pele
Com sua ação antioxidante, o óleo de linhaça é um grande aliado da pele, melhorando sua saúde e, consequentemente, deixando-a mais bonita.
Além disso, como os antioxidantes combatem os radicais livres, ainda é possível prevenir o envelhecimento precoce e certas inflamações, como a acne, por exemplo.
Melhora a Saúde de Ossos e Unhas
Estudos apontam que o consumo adequado do óleo de linhaça pode ajudar a fortalecer os dentes, unhas e também os ossos, além da pele, como já vimos acima.
No entanto, esse benefício ainda está sendo estudado mais à fundo, para que se possa estabelecer as doses adequadas para que se obtenha esses benefícios.
Como Usar o Óleo de Linhaça?
Para quem quer aproveitar os benefícios da linhaça, ela pode ser encontrada a venda em forma de farinha, semente e óleo.
O óleo de linhaça em sua forma pura pode ser encontrado em forma de cápsulas em farmácias, embora também possa ser encontrado em embalagens para uso na alimentação.
O mais importante de tudo é sempre usar esse óleo em temperatura ambiente. Isso porque o aquecimento do mesmo pode acabar alterando a qualidade da sua gordura, acabando com suas propriedades tão benéficas.
Quanto à quantidade que deve ser consumida, é importante avaliar e determinar de forma individual para cada pessoa. Isso porque o excesso no consumo do óleo pode acabar tendo um efeito contrário, prejudicando a saúde, além de suprimir mediadores inflamatórios e aumentar o tempo de sangramento.
Por isso, para aproveitar todas as propriedades do óleo de linhaça, o ideal é sempre falar com um médico antes.
Outros Usos
O óleo de linhaça é muito benéfico e, além de ser consumido, seus benefícios também podem ser obtidos no uso tópico do mesmo. Assim, ele pode ser utilizado em emulsões, loções e cremes cosméticos.
Nos cabelos, ele vai ajudar a recompôs a oleosidade, dando mais nutrição e hidratação para a fibra capilar. Ele ainda diminui o frizz, tem propriedades emolientes e deixa os cabelos mais macios e com brilho.
Alguns produtos disponíveis no mercado até já oferecem o óleo de linhaça em sua composição.
Na pele ele tem o mesmo efeito de ajudar a combater o ressecamento e evitar a escamação da pele.
Ele pode ser encontrado em produtos solares e também em bronzeadores, visto que ajuda na proteção e na recomposição da pele nos danos causados pelo sol.