A spirulina é uma antiga conhecida do uso popular, sendo usada para diversas finalidades antigamente. No entanto, depois de alguns anos no esquecimento, hoje ela é bastante utilizada como uma aliada no emagrecimento.
O fato é que emagrecer, sem dúvidas é uma grande necessidade para muitas pessoas, visto que o sobrepeso e a obesidade já são considerados problemas de saúde pública.
A verdade é que não tem nada de errado contar com um aliado nesse processo de emagrecimento e a natureza traz uma série de opções para isso, como é o caso da spirulina.
O Que É Spirulina?
A spirulina é conhecida como sendo uma alga de cor ver azulada, mas a verdade mesmo é que ela é uma cianobactéria.
Ela vive em lagos e rios que possuem um pH elevado, sendo altamente nutritiva e podendo servir de alimento para os homens e demais animais.
Muita gente nem imagina, mas os povos Astecas já faziam uso da spirulina como forma de alimento. No entanto, ela voltou a se popularizar mesmo quando a NASA sugeriu que ela fosse cultivada e consumida pelos astronautas nas missões espaciais com duração mais longa.
Obviamente existem algumas variações de spirulina, sendo que a Arthrospira platensis é mais comum na Ásia, América do Sul e África e a Arthrospira máxima é mais comum na América Central.
Para Que Serve Spirulina?
Como já foi possível perceber, a spirulina é um alimento muitíssimo completo, sendo uma rica fonte de uma grande variedade de nutrientes. Talvez você não saiba, mas ela pode ser usada até mesmo como um suplemento para evitar a desnutrição.
Essa alga ainda pode servir como uma fonte de proteína alternativa, viso que possui um teor proteico mais elevado até mesmo que a carne vermelha. Por isso ela é uma excelente alternativa para complementar a dieta de quem não come carne.
Como já foi dito também, a spirulina é uma grande aliada no emagrecimento por que possui uma alta concentração de nutrientes e também de vitaminas, que ajudam a aumenta a sensação se saciedade.
Além disso ela ainda contribui para o bom funcionamento do organismo e acaba com aquele desejo por comer doces.
A spirulina ainda possui uma ação depurativa, ou seja, atua limpando o intestino e ajudando o organismo a se desintoxicar. Isso sem falar que ela ainda acelera o metabolismo e elimina a retenção hídrica.
Como se não bastasse isso tudo, esse ingrediente ainda ajuda na melhora do humor e a dar mais concentração e disposição para quem a utiliza. Tudo isso por ser fonte de magnésio, que é um importante mineral que ajuda na produção do hormônio responsável pela nossa sensação de bem-estar.
Benefícios Da Spirulina
Como já se pode imaginar, a spirulina possui uma grande quantidade de benefícios para a saúde humana, podendo ser utilizada para diversas finalidades, veja:
- Ajuda no emagrecimento: por melhora a função do organismo, aumenta a saciedade e melhora o trânsito intestinal.
- É boa para os músculos: é uma ótima aliada para quem está em busca de ganho de massa muscular por causa da sua alta concentração de proteínas.
- Atua contra o câncer: por ser rica em antioxidantes, ela contribui para o combate dos oxidativos, que podem levar ao câncer.
- Atua contra problemas cardiovasculares: seu consumo reduz os riscos associados com a aterosclerose
- Controla a glicemia: por ser rica em fibras, ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é benéfico para o emagrecimento e para evitar doenças como o diabetes.
- Combate a anemia: a spirulina ajuda a melhorar a função do sistema imunológico e aumentar a quantidade de hemoglobina.
- Combate a Cândidíase: Ela possui ação antimicrobiana, sendo benéfica contra a cândida, que é uma levedura.
- Alivia os sintomas da rinite: uma pesquisa mostrou que a spirulina pode atuar controlando os sintomas da rinite, tais como coceira, espirros, congestão nasal e outros.
- Desintoxica o organismo: ela ajuda o organismo a eliminar substâncias que são potencialmente toxicas.
Contraindicações
De uma forma geral, a spirulina não possui contraindicações. No entanto, em alguns casos, é sempre melhor falar com um médico antes de fazer uso do ingrediente.
Vale lembrar que não existem estudos sobre os efeitos dela em gestantes e mulheres que estejam amamentando. Por isso, não é indicada para esse público.
Além disso, as pessoas que apresenta, algum tipo de doença genética fenilcetonúria, não metabolizam o aminoácido chamado fenilalanina, não devem utilizar esse suplemento.
O mesmo vale para os pacientes transplantados e que sofrem de artrite reumatoide, lúpus, esclerose múltipla e outras enfermidades de origem autoimune. Isso porque ela tende a estimular o sistema imunológico, podendo piorar a situação.
A spirulina ainda é contraindicada para pessoas que possuem alergia a mariscos ou ao iodo.
Como usar?
De uma forma geral, a indicação é do uso diário de 2 a 3 g por dia, o que dá um total de 4 a 6 comprimidos diariamente.
No entanto, claro, essa dosagem pode apresentar variações de acordo com a recomendação médica.
Vale lembrar que ainda não foi estabelecida cientificamente a segurança de fazer o uso em crianças e menores de 18 anos de idade.