Pertencente à família da Zygophyllaceae, a Tribulus Terrestris é uma erva daninha comum em regiões mais quentes. No entanto, ela vem se espalhando pelo mundo por causa do seu poder estimulantes sexual, que fez com que ganhasse muita popularidade.
Acredita-se ainda que ela pode ajudar a controlar os níveis dos triglicerídeos, diminuir a pressão arterial e ainda contribui para o ganho de massa muscular.
O que é Tribulus Terrestris?
Pois bem, como já foi dito, ele nada mais é do que uma erva daninha, muito comum em regiões de mais calor.
Ela vem sendo utilizada há milhares de anos no mundo inteiro com diferentes finalidades, visto que possui uma grande variedade de propriedades benéficas ao organismo.
Sendo assim, na Grécia antiga, era usada como laxativo; na China, como um protetor para o fígado; na Índia como um tônico.
Na Europa dos anos 70 é que o Tribulus Terrestris passou a ser reconhecido e utilizado no tratamento de problemas de ereção, tal como a impotência sexual, bem como para tratar a ejaculação precoce e a infertilidade.
É por isso que essa substância ficou muito popular no mundo inteiro, difundindo-se e ganhando atenção da ciência, que estuda suas propriedades e benefícios.
5 Principais Benefícios
Nos estudos com o Tribulis Terrestris, os principais benefícios encontrados foram:
1 – Aumenta o desejo sexual
Segundo mostram as pesquisas, o uso dessa planta pode ajudar a aumentar a libido em humanos. O que se acredita é que, embora não eleve definitivamente os níveis de produção de testosterona, ele pode provocar um aumento transitório do hormônio.
2 – Aumenta a fertilidade
Nos estudos realizados, observou-se que ela atua melhorando a qualidade e a quantidade de espermatozoides nos homens.
3 – Ajuda a diminuir a pressão arterial
Estudos realizados com a planta Tribulus Terrestris mostram que ela pode ser benéfica no controle da hipertensão, visto que possui propriedades hipotensivas.
Isso ocorre por duas razões: uma delas é que a protodioscina atua estimulando o óxido nítrico, que é um vasodilatador natural. A segunda é porque age inibindo a ação de uma enzima que faz a conversão da angiotensina. Quando essa última é produzida em grande quantidade, causa o aumento da pressão.
4 – Atua no controle dos triglicerídeos
Pesquisas feitas apenas em animais mostram que o uso da Tribulus Terrestris ajuda na diminuição da glicose em ratos. No entanto, o mecanismo que gera essa diminuição ainda não foi entendido.
5 – Ganho de massa muscular
Embora seja bastante difundida para o ganho de massa muscular, é preciso ressaltar que os estudos realizados em humanos não demonstraram essa propriedade.
No entanto, em animais os resultados foram positivos para o aumento da massa magra. A verdade é que ainda faltam estudos mais aprofundados nesse sentido.
Como Tomar Tribulus Terrestris?
Antes de explicar como tomar o Tribulus Terrestris, é importante que você saiba que até o momento, todos os estudos que foram realizados em humanos, foram aplicados em homens. Por esse motivo é que a ciência ainda não tem a conclusão a respeito dos benefícios dessa planta na libido feminina.
De uma forma geral, a Tribulus Terrestris pode ser consumida tanto em forma de extrato como em forma de cápsulas. No entanto, nunca se deve utilizar a planta fresca ou seca para o preparo de chás. O recomendado é tomar diariamente pelo menos 400 mg de extrato com pelo menos 40% de saponina.
O mais indicado mesmo é fazer a ingestão das doses sempre junto das principais refeições do dia, a indicação é o uso por cerca de 4 a 6 semanas e depois deve ser feito uma pausa, também de 4 a 6 semanas.